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Marechal Meios alternativos

Vendas por telefone e WhatsApp triplicam em Marechal Rondon

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Com o constante incentivo ao isolamento domiciliar, rondonenses buscam alternativas para se proteger da Covid-19 e evitar a exposição em espaços públicos. Atendimento remoto está em alta em supermercados e farmácias (Foto: O Presente)

As medidas restritivas adotadas para conter o avanço do novo coronavírus mudaram a rotina tanto de empresas e instituições públicas quanto dos cidadãos em geral.

Uma das alternativas oferecidas por alguns empreendimentos comerciais, mas que em outros tempos não ganhava a atenção dos consumidores, agora passou a ser bastante requisitada. Pela praticidade e por propiciar proteção, uma vez que evita a exposição em espaços públicos, as televendas estão em alta em Marechal Cândido Rondon.

Seja por telefone ou por aplicativo de mensagens, há muitos rondonenses usufruindo do serviço, optando por receber compras na comodidade e segurança de seus lares.

 

SERVIÇO OTIMIZADO

A encarregada de televendas do Supermercado Cercar, Emanuele Trento, conta que o serviço de televenda já era oferecido pelo estabelecimento há tempo, mas que a procura se intensificou agora, após a crise da Covid-19. “Nós sempre tivemos atendimento por telefone no Supercercar, contudo, eram compras pequenas e em grande parte para empresas. Hoje em dia disponibilizamos também um WhatsApp e temos cerca de 30 vendas por dia, via aplicativo. Ou seja, triplicou”, menciona.

Segundo ela, além do crescimento no número de adeptos, há uma modificação no estilo das compras. “Nós entregávamos lanches e produtos seletos. Agora as pessoas fazem compras de mês, muitos itens e especificações. E não são só pessoas do grupo de risco que usam esse método, muitos estão conscientizados de que o isolamento social é necessário e viram nessa ferramenta um meio para se prevenir”, ressalta.

Há quem argumente que compras via televenda não saem a contento devido à impessoalidade de quem seleciona os produtos. Contudo, destaca Emanuele, esse detalhe é superado pela tecnologia. “Sabemos que cada cliente tem seu hábito de compra. Alguns compram por marca, outros por preço ou preferência. Nos pedidos atendidos, conversamos com o consumidor para que especifique a marca e outras determinações, chegando a enviar fotos dos produtos. Dessa maneira, a compra ocorre de forma mais tranquila e a contento”, expõe, emendando: “Geralmente, é um serviço muito rápido. Enviamos quase sempre no mesmo dia ou nos mais tardar na manhã do dia seguinte”.

Emanuele Trento, encarregada de televendas do Supercercar: “Além da televendas, disponibilizamos também um WhatsApp para pedidos e temos cerca de 30 vendas por dia. Com a situação de pandemia, triplicou a procura” (Foto: O Presente)

 

EXPECTATIVAS SUPERADAS

Se de um lado alguns estabelecimentos já ofereciam aos consumidores o serviço de televendas, de outro, alguns empreendimentos resolvem adotar a ferramenta nesses tempos de restrições e prevenção ao coronavírus, devido à necessidade do momento. Este é o caso do Supermercado Allmayer. “Vimos que isso seria um facilitador, um cuidado a mais para com os nossos clientes e decidimos oferecer. Tínhamos estimativa de que seria bem procurado, mas com a implantação nos surpreendemos. O retorno é bem legal e o número de adeptos superou as expectativas”, revela o gerente de compras, Renato Jesus Oliveira.

Ele menciona que a intenção do supermercado é manter o serviço de televendas somente enquanto durar a pandemia, todavia, dependendo da aceitação, a opção aos clientes poderá ser mantida. “Marechal Rondon não é uma cidade tão grande se comparada a grandes centros. Os estabelecimentos ficam próximos das pessoas e o acesso é viável. Entretanto, vamos acompanhar essa evolução, como os clientes vão agir e estudar a possibilidade de manter esse serviço”, salienta.

Oliveira enaltece outra técnica utilizada para a prevenção da Covid-19 e diminuição do fluxo de pessoas: a escolha de um representante por família para ir até o supermercado. “Tenho percebido pessoas indo ao mercado com duas listas, uma para si e outra para algum conhecido. Quem tiver essa opção, principalmente os clientes do grupo de risco, deve aproveitar”, orienta.

Renato Jesus Oliveira, gerente de compras do Allmayer: “Vimos que a televenda seria um facilitador e decidimos oferecer. Tínhamos estimativa de que seria bem procurado, mas nos surpreendemos. Superou todas as expectativas” (Foto: O Presente)

 

HORÁRIO ESPECIAL

A fim de atender o público que não abre mão de fazer as compras pessoalmente, o Allmayer oferta outra possibilidade para o grupo de risco comprar e manter-se longe de aglomerações. “Com o começo do coronavírus, nós implementamos um horário de atendimento especial para os idosos. Ele funciona todos os dias, de segunda a sábado, das 08 às 09 horas. Nesse período, eles conseguem fazer as suas compras em segurança. Orientamos para que, ainda assim, tudo seja feito o mais rápido possível para evitar tumultos”, relata o gerente de compras.

Segundo ele, essa opção também é grandemente procurada e deve se estender enquanto durar a pandemia. “Estimamos que nessa uma hora circulam cerca de 100 idosos em nosso estabelecimento, sempre alternados e tomando as devidas precauções. O resultado tem sido muito bom”, avalia.

 

SAÚDE A PRONTA ENTREGA

Assim como os supermercados e outras atividades essenciais, as farmácias também se mantiveram funcionando quando muitos outros estabelecimentos tiveram suas portas fechadas e perceberam uma mudança no comportamento do consumidor.

Erica Dobler, gerente da Farmácia Baixo Preço, conta que percebeu que a clientela tem se preocupado com a prevenção ao coronavírus e optado pelo sistema de entrega. “Nós já trabalhávamos com entregas antes da pandemia, de maneira gratuita, porque em nosso ramo quem pede pelo televendas geralmente necessita muito do medicamento. O serviço sempre foi bem procurado, mas ainda havia pessoas que preferiam vir até a loja, tirar dúvidas, conversar e ver as novidades”, menciona.

De acordo com Erica, depois da adoção das medidas restritivas para conter o avanço da Covid-19, as vendas por telefone aumentaram 50% em seu estabelecimento. “Hoje procura a farmácia pessoalmente só quem realmente está numa situação de urgência ou emergência. As pessoas têm cuidado bastante”, pontua.

Renato Lamberty, sócio-administrador da Coperfarma, também percebeu aumento no número de vendas efetuadas por meios alternativos. “Nós já tínhamos televendas e entrega há muito tempo, mas, devido à situação do momento, percebemos um crescimento significativo de cerca de 45%”, mensura, acrescentando: “O atendimento remoto é uma forma de nossos clientes conseguirem o que precisam e ao mesmo tempo permanecerem em casa, protegidos. Ações como estas vêm somar para a resolução desta pandemia”.

Há também maior procura por produtos específicos, que, por vezes, chegam a faltar nas prateleiras, como álcool, luvas, máscaras e outros itens que tiveram seu uso amplamente incentivado. Em contraponto, Lamberty observa um certo receio por parte dos clientes. “Entram no estabelecimento, param diante do obstáculo (o álcool gel), dão uma olhada e então fazem sua higienização para adentrar. As pessoas precisam se acostumar com a nova realidade de higienização pessoal constante, não só por causa do Covid-19 e sim para a saúde”, enfatiza.

Érica Dobler, gerente da Farmácia Baixo Preço: “Depois da adoção das medidas restritivas para conter o avanço da Covid-19, as vendas por telefone aumentaram 50%” (Foto: O Presente)

Renato Lamberty, sócio administrador da Cooperfarma: “Nós já tínhamos televendas e entrega há muito tempo, mas, devido à situação do momento, percebemos um crescimento significativo de cerca de 45%” (Foto: O Presente)

 

MERCADO DE TRABALHO

Um fenômeno percebido nos grandes centros foi o aumento das contratações em supermercados e farmácias, que se mantiveram de portas abertas por ser considerados essenciais, registrando aumento na demanda por produtos. À reportagem de O Presente, os representantes dos estabelecimentos contatados para a matéria relataram não houve novas contratações. Todavia, informaram que em alguns casos houve reorganização do quadro.

“A orientação do governo é para diminuir o tumulto. Nesse sentido, nós remanejamos alguns colaboradores e organizamos o trabalho em dois turnos, sempre priorizando pelo bom atendimento”, salienta o gerente de compras do Supermercado Allmayer, acrescentando que, no caso específico da empresa, não aconteceram nem demissões nem admissões em decorrência do coronavírus.

 

“ME SOCORREM PRONTAMENTE”

Cicely Bortolleto é cliente do Supercercar de “longa data”, sempre utilizou os serviços de televenda e demonstra contentamento. “Estou muito satisfeita com o atendimento, tanto on-line como por telefone”, elogia.

“Sempre que faço pedidos, eles me socorrem prontamente. Mandam os produtos e materiais que preciso certinho, bem escolhidos. Percebe-se a dedicação no serviço. Faço a maioria das minhas compras dessa maneira e recomendo”, destaca.

 

O Presente

 

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