Fale com a gente

Marechal Câmara Jovem

Vereadores mirins destacam desejo de ajudar a comunidade de Marechal Rondon

Empossados na terça-feira (9), membros da Câmara Jovem contam que já estão recebendo demandas por parte da comunidade

Publicado

em

Vereador Juca, idealizador do projeto, com os vereadores mirins durante vista ao Jornal O Presente, nesta sexta-feira (12) (Foto: Raquel Ratajczyk/OP)

Marechal Cândido Rondon conheceu, na última semana, os rondonenses eleitos para a Câmara Jovem, projeto do Poder Legislativo. Os vereadores mirins foram empossados na terça-feira (9), quando também foi eleita a mesa diretora.

Para ser parte da Câmara Jovem, os jovens precisaram apresentar projetos de lei ou de emenda à Lei Orgânica. Cada colégio selecionou cinco propostas dos alunos interessados e a seleção final aconteceu por uma comissão de jurados.

Os eleitos receberam uma diplomação de vereador jovem e uma poupança de R$ 150 como premiação da Sicredi.

Confira a relação dos integrantes da Câmara Jovem:

Kêmili Kauane DreierColégio Martin Luther 
Maria Vitória de Oliveira SchmoellerColégio Eron Domingues 
Leonardo Lunkes ReffattiColégio Integral Marechal 
João Vitor MirandaColégio Eron Domingues 
Dóroti Luiza Schumacher AdamsColégio Eron Domingues 
Andresa Luisa Storck LampColégio Rui Barbosa 
Willian Samuel Teixeira RauberColégio Eron Domingues 
Arthur Gabriel Schlosser UhryColégio Eron Domingues 
Maitê Schneider RagniniColégio Martin Luther 
Ana Paola MazureckColégio Martin Luther 
Miguel Angelo Hegele de JesusColégio Paulo Freire 
Kaue Vinicius ManentiColégio Nilso Franceski 
Vinicius Eduardo AgnesColégio Martin Luther 
Suplentes
Mateus da Silva SchneiderColégio Martin Luther 
Kytana Costa SoaresColégio Nilso Franceski 
Gabriel Henrique da Silva de MouraColégio Cívico-Militar Marechal Rondon 

Conhecendo a comunidade

Empossados, agora os vereadores mirins se preparam para o início das sessões mensais, previsto para 1º de setembro com cronograma ainda a ser fechado. “Cada encontro será focado em uma parte legislativa diferente. Neste primeiro vai ser um aulão para explicar como a Câmara de Vereadores funciona e o que o vereador faz. Na sequência, a gente vai dividi-los em comissão e os projetos deles vão tramitar. A intenção é que eles defendam um projeto, não apenas o escrevam, mas que aprimorem com a colaboração da vereança jovem. Terão também requerimentos e indicações, enquanto as sessões plenárias acontecem em paralelo”, explica o idealizador do projeto, vereador João Eduardo dos Santos (Juca).

Mesa diretora

Até o início das sessões ordinárias, o tempo é dedicado a conhecer a comunidade rondonense. “Em paralelo, estamos fazendo um giro para mostrar para todo mundo quem são os 13 eleitos”, menciona Juca.

Um dos locais visitados foi o Jornal O Presente, que recebeu os integrantes da mesa diretora, eleitos em votação aberta durante a cerimônia de posse. São parte da mesa diretora: presidente, Leonardo Lunkes Reffatti; vice-presidente, João Vitor Miranda; 1º secretário, Vinicius Eduardo Agnes; 2ª secretária, Maria Vitória de Oliveira Schmoeller; e suplente, Maitê Schneider Ragnini. Os jovens conversaram com a reportagem sobre o projeto.

Futuros vereadores?

Ser vereador propriamente não era o desejo de nenhum dos jovens, a priori. Contudo, a possibilidade de ter mais proximidade com a política os atraiu, bem como as oportunidades de desenvolvimento pessoal daí decorrentes.

O presidente da Câmara Jovem comentou que a maioria dos eleitos ingressou no Ensino Médio durante a pandemia, o que impossibilitou a participação no Parlamento Jovem – projeto do Legislativo em nível federal. “Sempre achei a política um assunto interessante, mas nunca tinha tido a oportunidade de efetivamente colocar a mão na massa”, pontua Leonardo.

João Vitor considera que ingressar no universo político deve ajudá-lo na tão desejada profissão, advogado. “A política está ligada a tudo, então acredito que vai me fazer uma grande diferença”, opina.

Maitê, por sua vez, afirma que ficou muito feliz quando soube que a Câmara Jovem seria implantada em Marechal Rondon, ao contrário de Maria, que não teve interesse a princípio. “Vi muitas pessoas se empenhando para participar e decidi tentar também. Pensei em desistir várias vezes, mas fui pensando e decidi defender a minha ideia”, relembra ela.

Demandas

De acordo com Juca, a variedade dos projetos apresentados surpreendeu os vereadores e a comissão analisadora. Entre os vereadores jovens que compõem a mesa diretora, os projetos vão desde educação social, passando pela gestão de resíduos e até mudanças na lei orgânica de Marechal Rondon.

Os vereadores mirins contam que já têm recebido demandas e reclamações da comunidade. “Minhas professoras e colegas já me procuraram. É legal que as pessoas compartilhem suas ideias”, diz o vice-presidente da Câmara Jovem, sendo endossado por Maitê: “Todo mundo se esforçou e queria participar, então é satisfatório receber esse retorno agora. Recebi muitos parabéns, mas também reclamações”.

Representar a comunidade

Com brilho nos olhos, os jovens esbanjam vontade e ambição por grandes feitos na figura de vereadores mirins. Para Maria e Maitê, a expectativa é que eles possam ajudar efetivamente a comunidade rondonense. “Esse projeto nos motiva a criar grandes coisas. Muitas pessoas deixam isso um pouco de lado e se acomodam, mas o ser humano precisa se desafiar para melhorar e tornar o mundo melhor”, acrescenta Vinicius.

De acordo com Maria, ser vereador jovem dá oportunidade de ver a política de perto, diferente do que geralmente acontece quando esse meio é julgado do lado de fora. “São debates sérios e relevantes os que acontecem na Câmara, porque atualmente essas discussões terminam no grito ou no extremismo, sem dogmatismo político ou coisas assim”, expõe Leonardo.

O presidente da Câmara Jovem salienta, ainda, que a presença dos vereadores jovens simboliza o rejuvenescimento do Legislativo rondonense. “Há muitas cosias na política que eu não gosto e gostaria de mudar, mas se a gente não faz, ninguém faz por nós”, conclui Maitê, frisando que além de buscar representantes é possível tornar-se a representação no meio político.

Vereador Juca, idealizador do projeto, com os vereadores mirins durante vista ao Jornal O Presente, nesta sexta-feira (12) (Foto: Raquel Ratajczyk/OP)

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente