O Presente
Marechal

Corpo de Bombeiros de Marechal Rondon recebe caminhão e caminhonete

Reforma da sede da unidade militar vai receber R$ 1,5 milhão em investimento


calendar_month 22 de dezembro de 2022
4 min de leitura

Na manhã desta quinta-feira (22), um ato solene na sede do Quartel Central do 3º Subgrupamento e 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Marechal Cândido Rondon marcou a entrega de duas viaturas que vão auxiliar nos trabalhos de salvamento e também de combate a incêndios florestais.

Dentre as autoridades presentes estiveram o subcomandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, Gelson Marcelo Jahnke; o prefeito de Marechal Rondon, Marcio Rauber; o vice-prefeito de Marechal Rondon, Ilario Hofstaetter; os secretários municipais de Mobilidade, coronel Welyngton Alves da Rosa, de Planejamento, Alisson Ostjen, e de Esporte e Lazer, Diogo Schneider; o diretor-presidente da Fundação Promotora de Eventos (Proem), Claudio Kohler; vereador Carlinhos Silva; sargento Valdecir Seefeld, representante do comandante da 2ª Cia da PM, capitão Daniel Zambon; oficial de planejamento e instrução do 4º Grupamento de Bombeiros, major Tiago Zajak; presidente da Acimacar, Carla Rieger; presidente do Conselho de Segurança, Victor Morel; Tenente Marcelino, do Batalhão da Polícia da Fronteira; prefeito de Entre Rios do Oeste, Ari Maldaner; vice-prefeito de Guaíra, Gileade Osti, representante do prefeito Heraldo Trento, comandante do 4º Grupamento de Bombeiros, que responde pelo 3º Comando Regional, tenente-coronel Rogério Lima de Araújo, o vereador Sargento Dionir Luiz Briesch, que na ocasião representou o poder legislativo, o também vereador, soldado Vanderlei Caetano Sauer, que representou o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros do Lago de Itaipu, o comandante do Corpo de Bombeiros de Marechal Cândido Rondon, capitão Guilherme Rodrigues de Lima e o prefeito de Pato Bragado, Leomar Rohden.

Todas as autoridades que fizeram uso da palavra na solenidade lembraram que o trabalho para conseguir os veículos que renovam a frota do Corpo de Bombeiros foi realizado a muitas mãos, iniciado por Thiago Zajak, que comandou o Corpo de Bombeiros de Marechal Rondon por muitos anos e hoje trabalha em Cascavel.

Os veículos foram viabilizados a partir de uma parceria entre os municípios lindeiros ao Lago de Itaipu que são atendidos pelos bombeiros, Governo do Paraná, de onde vem o recurso para a compra e manutenção de equipamentos e veículos para que o trabalho seja realizado, e Itaipu Binacional.

“Os dois veículos vêm para auxiliar de uma melhor forma os trabalhos que fazemos e que estão diretamente ligados à vida e aos bens materiais da população e sendo esse o foco do nosso trabalho, não temos como dar mais ou menos importância para um ou para outro”, explicou o capitão Guilherme.

O prefeito de Marechal Rondon, Marcio Rauber, também enalteceu o trabalho realizado pelos profissionais bombeiros em favor da população rondonense e lembrou que as atividades são bem desenvolvidas porque há soma de forças da administração pública municipal e estadual com as autoridades militares.

As viaturas

Dos veículos repassados, a caminhonete 4×4 ABS será usada em ocorrências de buscas e salvamentos e o caminhão, chamado de Auto Bomba Tanque Florestal (ABTF), destinado ao combate a incêndios florestais.

O caminhão tem uma nova tecnologia e possui um tanque com água e aspersores dianteiros, traseiros e laterais que podem ser acionados, inclusive, enquanto o caminhão está em movimento, o que, de acordo com o comandante, deixa o trabalho ainda mais eficiente, diferente de outros que o acionamento da bomba só funciona com o caminhão parado.

Licitação

Ao final da solenidade aconteceu a assinatura do documento que assegura a reforma da sede do Corpo de Bombeiros de Marechal Rondon com recursos que somam aproximadamente R$ 1,5 milhão, provenientes do município de Marechal Rondon.

O projeto contemplará expansão do estacionamento, alojamentos, almoxarifados e área administrativa. Com isso, o setor de engenharia e prevenção que hoje se encontra no parque de exposições passará a integrar a sede do Corpo de Bombeiros, que além de Marechal Rondon atende necessidades de outros municípios da região.

A ordem de licitação foi assinada pelo prefeito Marcio Rauber; subcomandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Gelson Marcelo Janke; e o comandante local do Corpo de Bombeiros, capitão Guilherme Rodrigues de Lima.

O Presente com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.