Fale com a gente

Marechal Economia e política

William Waack palestra em segundo encontro do Fórum Empresarial 2018

Publicado

em

O jornalista apresentou um panorama geral do que enxerga como uma tendência universal de crise representativa (Foto: Promove)

Ministrada pelo jornalista e cientista político, William Waack, aconteceu na terça-feira (02) a segunda palestra do Fórum Empresarial 2018, com o tema “Cenários econômicos e políticos – onde estamos e para onde vamos?”, no auditório Ecos da Liberdade.

O jornalista apresentou um panorama geral do que enxerga como uma tendência universal de crise representativa – que vive o país atualmente, mas reforçou que outras nações também passaram ou passam pela mesma dificuldade.

Para ele, é difícil sair de uma hora para outra dos problemas que estão sendo enfrentados, é preciso tempo, articulação e uma reforma política urgente. Waack ressaltou que a sociedade brasileira vive um paradoxo: detesta política, acredita que todos são igualmente corruptos, mas não entende muito sobre o assunto, não se engaja para participar, transfere responsabilidades e ao mesmo tempo quer transformações. “Precisamos de uma nova mentalidade. A mudança depende da gente”, enfatizou.

De passagem pela cidade, o empresário e consultor paulista, Roberto Luchini Perez, conta que é fã do jornalista e elogiou a palestra. “Gostei muito do posicionamento dele explicando sobre os cenários que vivemos e as possíveis previsões. Concordo que é um desafio grande e que a gente precisa tentar mudar, começando por nós, renovando a mente e a maneira como enxergamos a política. Precisamos nos politizar de verdade e começar a nos envolver”, opina.

Roberto acredita que, assim como afirmou o jornalista, o cidadão tem mais poder de interferência por meio das mídias sociais e deve aproveitar as plataformas. “Se uma reforma política acontecer temos que entender que não teremos o mesmo modo político operando como sempre, mas imagino que com as ferramentas que temos hoje, que mudaram o cenário político, o cidadão tem mais poder de interferência do que tinha antigamente quando éramos simples espectadores da nossa sorte. No final, o que todo mundo quer é ter um país decente, sabendo aproveitar nossas riquezas com uma boa capacidade de desenvolvimento e inovação, sem pessoas atrapalhando”, pontua.

Para a colaboradora de uma empresa de agroindústria, Joice Pasztetnik Vogt, a palestra foi interessante para provocar a reflexão e somar conhecimentos. “Abre um pouco mais a nossa visão do dia a dia, para entender melhor sobre economia e política e vejo que temos que fazer o nosso papel. Ando pesquisando bastante sobre os candidatos, coisas que não fazia com tanto cuidado em outros momentos, mas que é fundamental para mudar nosso cenário”.

No dia 10 de outubro, será realizada a última palestra do Fórum Empresarial com o administrador de empresas, especialista em comercialização internacional e conselheiro por duas vezes do empresário Roberto Justus no Reality Show “O Aprendiz”, Claudio Forner, em “Como transformar ideias em oportunidades”.

 

Realização

O Fórum Empresarial 2018 é uma realização da Acimacar e conta com o patrocínio das empresas Isepe Rondon, Sicredi Aliança PR/SP, Colégio Evangélico Martin Luther, Sebrae/PR, Sempre Vida, Copagril, Sooro, Unimed Costa Oeste, Jornal O Presente, Activa Corretora de Imóveis, Coopercard, Credivel, Cresol, CVC Marechal, Fiep, Garantioeste e Uniprime.

 

Com assessoria

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente