Fale com a gente

Municípios A uma semana do prazo

16% dos pecuaristas da região de Marechal Rondon ainda não atualizaram rebanho

Publicado

em

(Foto: Divulgação/ANPr)

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) prorrogou a atualização do cadastro de animais para até o dia 20 de dezembro (portaria nº 366). Os pecuaristas que não cumprirem o novo prazo estarão sujeitos à multa e podem ter a Guia de Trânsito Animal (GTA) bloqueada.

Na região de abrangência da Adapar de Marechal Cândido Rondon, quase 84% dos pecuaristas já realizaram a atualização.

Segundo dados levantados pela entidade, nesta região o município que mais cadastrou os animais foi Mercedes, sendo 93,54% dos animais até sexta-feira (06). Na sequência vem Quatro Pontes (85,29%), Entre Rios do Oeste (82,35%), Marechal Rondon (82,33%) e Pato Bragado (77,49%). A intenção é que 3.504 animais sejam cadastrados na microrregião.

O fiscal de Defesa Agropecuária da Adapar de Marechal Cândido Rondon, Loreno Egidio Taffarel, lembra que todos os produtores devem atualizar ou se cadastrar na Agência Agropecuária, mesmo aqueles que possuam um ou dois animais.

A atualização é obrigatória (decreto estadual 12.029/2014) para os produtores rurais que detêm sob sua responsabilidade animais de interesse econômico de qualquer espécie, como bovinos, bufalinos, cabras, ovelhas, suínos, cavalos, jumentos, mulas, galinhas, peixes e abelhas.

A exigência do cadastro foi implantada como parte das ações que substituem a vacinação obrigatória de bovinos e bufalinos contra febre aftosa.

 

O Presente

Copyright © 2017 O Presente