Municípios Setembro amarelo

1ª Caminhada de Valorização à Vida é realizada em Santa Helena

O ato faz parte da campanha Setembro Amarelo idealizada em todo o país e que tem por objetivo prevenir o suicídio (Foto: Divulgação)

Aconteceu na tarde de quarta-feira (12), a 1ª Caminhada de Valorização à Vida em Santa Helena. O ato faz parte da campanha Setembro Amarelo idealizada em todo o país e que tem por objetivo prevenir o suicídio.

Às 15 horas uma missa foi promovida na igreja matriz, Paróquia Santo Antônio. Às 16 horas uma caminhada foi realizada pelo centro da cidade e contou com a participação do prefeito Zado, vereadores, secretária de Saúde Marly Regina, servidores da Administração Municipal, professores e alunos da escola Graciliano Ramos, Colégio Castelo Branco e comunidade.

O Setembro Amarelo é uma campanha que foi criada com o intuito de informar as pessoas sobre o suicídio, uma prática que normalmente é motivada pela depressão e que mesmo com tantos casos notórios, crescentes a cada ano, ainda existe uma expressiva barreira para falar sobre o problema.

Conforme o Educador Social do Centro de Atenção Psicosocial (CAPS) de Santa Helena, Claudio Konig, a programação desta quarta-feira foi positiva, com o objetivo de repassar as pessoas a importância e o valor da vida. Santa Helena conta com os trabalhos desenvolvidos pelo CAPS, com profissionais nas áreas de educação social, psicologia, assistente social e equipe de enfermagem, que busca dar apoio emocional e prevenção de suicídio.

Conforme dados da 20ª Regional de Saúde de Toledo, ao longo dos anos de 2007 à 2017, ocorreram 40 casos de suicídios em Santa Helena. Com isso, o CAPS busca a prevenção do suicídio, pois existem formas de superar o sofrimento de quem pensa em tirar sua própria vida.

No dia 19 de setembro, haverá um estande disponível junto a feira do produtor com a participação de padres e pastores e apresentações com início as 17h30. Já no dia 27, haverá uma palestra com os grupos da terceira idade no Centro Social do Idoso.

 

Com assessoria

TOPO