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Municípios CONAE 2022

1ª Conferência Intermunicipal de Educação acontecerá na sexta-feira e sábado em Quatro Pontes

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(Foto: Divulgação)

Quatro Pontes é um dos sete municípios da microrregião apoiadores da 1ª Conferência Intermunicipal de Educação, que acontecerá na sexta-feira (26) e sábado (27). Com o tema “CONAE 2022 – Inclusão, Equidade e Qualidade: Compromisso com o Futuro da Educação Brasileira”, o evento é uma realização do Fórum Municipal de Educação e dos Conselhos Municipais de Educação. Os municípios de Marechal Cândido Rondon, Entre Rios do Oeste, Maripá, Mercedes, Nova Santa Rosa e Pato Bragado são, então, os demais apoiadores.

Na sexta-feira, às 19h45, a programação engloba abertura online da 1ª Conferência Intermunicipal de Educação e da 4ª Conferência Nacional de Educação (CONAE). A transmissão será por meio do canal YouTube da Fundação Promotora de Eventos de Marechal Cândido Rondon (PROEM), acessando o link. Às 20 horas iniciará a palestra sobre “CONAE 2022 – Inclusão, Equidade e Qualidade: Compromisso com o Futuro da Educação Brasileira”, a ser ministrada pela consultora pedagógica, Palmira Tolotti. Em Quatro Pontes, conforme a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, os interessados poderão acompanhar na Casa da Cultura, sem a necessidade de inscrição. Às 21 horas será o encerramento e encaminhamentos.

 

Discussões

No sábado haverá discussões de forma presencial em torno dos temas da CONAE 2022, na Faculdade Isepe Rondon, em Marechal Cândido Rondon. Quem pretende participar deve se inscrever em uma das 13 salas de debate, conforme interesse do participante. A abertura das salas de debates por temas será às 08 horas e às 09h30 acontecerá o encerramento dos debates e intervalo. Às 10 horas iniciará a plenária final e ao meio-dia será o encerramento da 1ª Conferência Intermunicipal de Educação.

O tema de debate da sala 1 é o “Plano Nacional de Educação (PNE) 2024/2034 na definição de uma escola para o futuro que assegure o acesso à inovação, tecnologia e oferta da educação aberta e à distância” (link para inscrição). A sala 2 tem como tema “PNE 2024/2034 na garantia de referenciais curriculares, práticas pedagógicas, formação de professores e infraestrutura física e tecnológica que permitam a ampliação da conectividade, o acesso à internet e aos dispositivos computacionais” (link para inscrição).

O tema da sala 3 é “PNE 2024/2034 e a equidade: democratização do acesso, permanência, aprendizagem e gestão do fluxo escolar” (link para inscrição). Já a sala 4 tem o tema “PNE 2024/2034 e a inclusão: acessibilidade, direitos humanos e ambientais, justiça social, políticas de cotas, educação especial e diversidade” (link para inscrição). O tema da sala 5 é “Avaliação da evolução das políticas públicas no âmbito da educação, desde a CONAE 2018” (link para inscrição).

A sala 6 tem o tema “PNE 2024/2034: desenvolvimento da educação profissional e tecnológica” (link para inscrição). Já a sala 7 tem como tema “PNE 2024/2034: os limites e as necessidades impostos por crises que impactem a escola; educação em tempos de pandemia” (link para inscrição). O tema da sala 8 é “PNE 2024/2034 na articulação do Sistema Nacional de Educação: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, parcerias público-privadas e regulação da educação” (link para inscrição). A sala 9 tem o tema “PNE 2024/2034: políticas intersetoriais de desenvolvimento da educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação” (link para inscrição).

Já na sala 10 o tema é “PNE 2024/2034 e o financiamento da educação: gestão, transparência e controle social” (link para inscrição). O tema da sala 11 é “PNE 2024/2034 e a gestão democrática da escola pública: participação popular e controle social” (link para inscrição). A sala 12 tem como tema “PNE 2024/2034 e a qualidade: avaliação e regulação das políticas educacionais com a Base Nacional Curricular (BNCC)” (link para inscrição). E o tema da sala 13 é “PNE 2024/2034 e a valorização dos profissionais da educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde” (link para inscrição).

 

Público-alvo

O público-alvo contempla a sociedade civil, profissionais da educação, pais de alunos e estudantes dos cursos de formação de docente, pedagogia e demais licenciaturas. Os participantes com no mínimo 75% de frequência receberão certificados.

 

Com assessoria

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