Fale com a gente

Municípios Setembro Amarelo

30% de pacientes de ala de desintoxicação do Hospital Universitário já pensaram suicídio

Publicado

em

Fotos: Mara Vitorino

No mês de combate ao suicídio, a Ala de Desintoxicação do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) estima que de cada dez pacientes internados, três tiveram ideação suicida, ou seja, pensaram em suicídio. A estimativa é do Setor da Psiquiatria da Ala, que afirma ser a prevenção o único meio de combater ao mal. A Ala fica no interior do complexo hospitalar.

Mesmo com a pouca idade, F. E, 15, tem muita história de dor emocional. Desde cedo apresentou sintomas de depressão e ansiedade. Aos 14 anos, ingeriu 42 pílulas de psicotrópicos e foi socorrida a tempo e levada a um hospital de Curitiba, onde mora. “Eu queria era acabar com aquele sentimento. Eu tinha 14 anos, me sentia muito mal. Quase morri. Mas hoje eu não faria de novo”, diz ela, que está internada por dependência de cocaína.

A psiquiatra Kamila Formighieri diz que ainda existe tabu, estigma a respeito da saúde mental e por esse motivo muitos programas não têm o avanço esperado.

No tempo de desintoxicação, os adolescentes fazem amizades. “É preciso falar francamente e abertamente a respeito em todos os lugares. As pessoas precisam dizer o que sentem”, enaltece Kamila.

Na Ala de desintoxicação, meninos e meninas chegam muito mal e fazem um tratamento terapêutico para limpar o corpo da droga. Meninos e meninas ficam em quartos separados.

 

SETEMBRO AMARELO

O Setembro Amarelo foi idealizado pelo CVV em 2015 e o mês escolhido é setembro pois é o mesmo mês do Dia Mundial para Prevenção do Suicídio, realizado no dia 10 de setembro, sendo uma campanha que busca trazer o diálogo sobre o suicídio para a sociedade. Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano. São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar, está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias. Um dos locais preferidos da ala para a psiquiatra é o muro grafitado, no lado de fora da ala. Descontraída e inteirada com os internos e fez questão de pedir registro de imagem onde parece o grafite da palavra, respeito, que para ela, é onde começa todo o tratamento. “Respeito e humanização. Temos que sermos vistos com esse olhar”.

Implantada em 2007, a ala atende menores de 16 anos, vindos de todo o Estado, via Central de Leitos. No setor, há um trabalho de atividades lúdicas, com os adolescentes internados para recuperação da dependência química. Há, ainda, atividades de ressocialização e abordagem terapêutica e psicológica. O período de desintoxicação dura até 40 dias.

 

Com assessoria 

Copyright © 2017 O Presente