Fale com a gente

Municípios Resíduos recicláveis

A partir de 2020 coleta seletiva terá dia específico em Maripá

Publicado

em

Servidores da Secretaria de Viação, Obras e Serviços Públicos estão visitando os moradores da área urbana e dos distritos para repassar orientações e entregar o saco de ráfia (Foto: Camila Angst/Assessoria)

A partir do dia 06 de janeiro de 2020, o sistema de coleta seletiva em Maripá vai passar por algumas mudanças a fim de incentivar e conscientizar a população sobre a necessidade de separar corretamente os resíduos recicláveis secos, rejeitos e orgânicos.

Durante esta semana, servidores da Secretaria de Viação, Obras e Serviços Públicos vão visitar todos os moradores da área urbana da sede e dos distritos dando orientações com material informativo e entregando o saco de ráfia, embalagem em que deverão ser depositados os resíduos recicláveis.

Segundo o secretário da pasta, Orlando Binsfeld, até o fim deste ano a coleta vai ocorrer normalmente. “Hoje, a coleta de todos os materiais, tanto reciclável quanto os rejeitos e orgânicos, são recolhidos no mesmo dia e separados dentro do caminhão, mas muitas pessoas acham que essa separação não ocorre e, por isso, muitas vezes, misturam todos os materiais. Com um dia da semana específico para a coleta dos recicláveis o objetivo é que a população passe a separar corretamente os materiais para que possamos aumentar os índices de reciclagem e contribuir para uma cidade mais sustentável”, explica.

Os resíduos recicláveis secos, como vidro, plástico, papelão, papel e lata de alumínio, serão recolhidos uma vez por semana: na quarta-feira nos distritos de Candeia e Pérola Independente e na quinta-feira na sede do município. O trajeto de coleta continua normalmente e será feito em período diurno com início às 05 horas.

Para depositar os materiais recicláveis, cada morador vai receber um saco de ráfia personalizado, que será identificado com o nome do morador e o número da residência. No dia da coleta, o saco deve ser colocado em frente à casa de cada morador. Os materiais recicláveis serão transferidos para o caminhão baú e a sacola será devolvida no mesmo local para ser utilizada novamente. Caso um saco não seja suficiente para todo o resíduo reciclável que o morador produz, é necessário solicitar mais uma unidade com a equipe da Secretaria de Viação, Obras e Serviços Públicos, no paço municipal.

 

REJEITOS E ORGÂNICO

Rejeitos como papel higiênico, fralda e guardanapo de papel e resíduos orgânicos, como restos de comida, frutas, pó de café e erva-mate, podem ser depositados para coleta em sacolas comuns. Na sede do município, o dia de coleta será nas segundas, quartas e sextas-feiras; nos distritos de Candeia e Pérola Independente nas terças e quintas; e na Linha Novo Blumenau nas segundas-feiras. O trajeto de coleta também continua normalmente e será feito em período diurno com início às 05 horas.

 

RECICLA MARIPÁ

A ação faz parte dos programas Recicla Maripá e Maripá Sustentável e está sendo realizada em parceria com a Itaipu Binacional. As ações voltadas à reciclagem de resíduos também chegaram à área rural em junho deste ano, quando foram implantadas caçambas para coleta dos recicláveis. Desta forma, a coleta seletiva atende agora todos os moradores de Maripá, um passo importante para o desenvolvimento sustentável do município.

 

Com assessoria

Copyright © 2017 O Presente