Municípios Mapa cultural

Abertas inscrições para cadastro de agentes culturais de Nova Santa Rosa

Presidente do Conselho de Política Cultural, Fabiano Cassimiro: “É uma ação em consonância com a Lei Aldir Blanc, na qual o cadastro do artista local e da organização cultural será obrigatório” (Foto: Arquivo/OP)

O Conselho de Política Cultural de Nova Santa Rosa, por meio do Departamento de Cultura, informa que estão abertas inscrições para cadastro de profissionais da área cultural do município. O objetivo é criar um mapa cultural de todos que atuam na cultura nova-santa-rosense: canto, dança, gastronomia, culinária, folclore, bordado, entre outras áreas que possam promover a cultura. Entidades culturais, como associações, também devem preencher o cadastro, que é gratuito. Para preenchê-lo basta clicar no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd2vDt0Ia_zxwC6Ajfkf9j_BcFRlK7YktOcX1SYQpjWB7VDfw/viewform. Quem não conseguir acessar a página ou tiver alguma dificuldade pode entrar em contato com o Departamento de Cultura pelo telefone (45) 3253-1144 (ramal 471) ou pelo e-mail teatromunicipalnsr@outlook.com. O cadastro deve ser realizado apenas uma vez e alterações devem ser solicitadas ao Departamento de Cultura pelo e-mail cultura@novasantarosa.pr.gov.br.

De acordo com o presidente do Conselho, Fabiano Cassimiro, todos os agentes culturais atuantes no município deverão participar. “Estamos realizando este cadastro, pois esta é uma ação em consonância com a Lei Aldir Blanc, na qual o cadastro do artista local e da organização cultural será obrigatório, bem como informações para criação do Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais”, explica, informando que este será um instrumento de gestão do Sistema Municipal de Cultura, coordenado pelo Conselho Municipal de Política Cultural. “O objetivo é catalogar todos os que promovem a cultura nas mais variadas áreas”, reforça.

Casa do Eletricista – Clorador Agosto

O Conselho Municipal de Política Cultural é um órgão colegiado consultivo, deliberativo e normativo, integrante da estrutura básica do Departamento de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura, com composição paritária entre Poder Público e sociedade civil. Assim, se constitui no principal espaço de participação social institucionalizada, de caráter permanente, na estrutura do Sistema Municipal de Cultura.

 

LEI EMERGENCIAL

O governo federal, por meio da Lei Aldir Blanc (lei nº 14.017/2020), dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural durante a pandemia de Covid-19. Cadastros em: http://www.sisprofice.pr.gov.br/sisprofice.php e http://www.sic.cultura.pr.gov.br/cadastro/agente.php.

Todos os artistas e associações devem fazer primeiro o cadastro municipal e após o estadual. Então, caso o artista se enquadre nos critérios determinados, poderá ter a chance de receber auxílio financeiro. A lei é um aporte para o artista que vive e sobrevive de cultura. Haverá um comitê gestor do município que avaliará se os requisitos de lei são atendidos.

 

Com assessoria

 

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

TOPO