Ford Show Rural
Ecoville – Maior rede de limpeza
Municípios 2008 a 2018

Acidentes diminuíram 46% nos últimos dez anos em Marechal Rondon

Anos de 2010 e 2012 são considerados os mais violentos pelo número de ocorrências e mortes ocasionadas pelos acidentes registrados no trânsito rondonense (Foto: Leme Comunicação)

 

O trânsito de Marechal Cândido Rondon está se tornando, a cada ano, mais seguro. Seja pela atuação da Polícia Militar, tanto pela equipe da 2ª Companhia do 19ª Batalhão de Polícia Militar (BPFron), quanto pela equipe do Batalhão de Polícia de Fronteira, seja pela conscientização dos cidadãos, o número de acidentes envolvendo tanto automóveis, motocicletas, bicicletas, quanto atropelamentos diminuiu 117% nos últimos dez anos.

Em 2008, foram 624 registros de acidentes no município e no ano passado o número chegou a 287. No comparativo de 2017 com 2018, o resultado também foi de diminuição: 296 ocorrências em 2017 para 287 no ano passado. “Desde 2016 não há registro de acidentes com óbitos no local do acidente, apenas óbitos posteriores a ocorrências por complicações médicas. No ano passado, tivemos apenas um óbito posterior a um acidente, uma redução importante visto que em 2017 o registro foi de cinco óbitos posteriores”, afirma o subcomandante da 2ª Cia, aspirante Sidnei Hudach.

Casa do eletricista MINIESCAVADEIRA

Os acidentes considerados mais violentos, por serem os que resultam com maior número de vítimas com lesão, são os envolvendo motocicletas. O número variou de 2008 até o ano passado, tendo pequenas reduções e aumentos a cada ano, porém, no apanhado dos últimos dez anos a diminuição no número de vítimas com lesões em acidentes de motocicletas foi de 28%. “No ano passado em comparação a 2017, foram nove ocorrências a menos deste tipo”, declara Hudach.

 

Períodos mais violentos para o trânsito

De acordo com os dados da PM, nos últimos dez anos, 2012 foi o ano mais violento para o trânsito de Marechal Rondon, quando foram registrados 684 acidentes. Naquele período, contudo, nenhum óbito, tanto no local quanto posterior ao acidente, foi registrado. O ano com o maior número de mortes no trânsito de Marechal Cândido Rondon foi 2010, quando seis pessoas morreram em acidentes, duas no local da colisão e quatro após a ocorrência.

No comparativo entre 2017 e 2018, apesar de os meses de maio e julho serem considerados os mais violentos para o trânsito de por terem registrado o maior número de acidentes em comparação aos demais meses do ano – 32 em cada um -, foi em novembro do ano passado que ocorreu a única morte no trânsito, registrada posteriormente ao acidente. “Nos últimos cinco anos ocorreu uma diminuição significativa nos acidentes de trânsito registrados pela Policia Militar em Marechal Cândido Rondon, especialmente quando analisamos os óbitos dos cidadãos envolvidos, e isso podemos relacionar a vários fatores, entre eles a atuação da própria Polícia Militar, da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretrans), que se unem à prefeitura para a realização de campanhas educativas e de conscientização, e também ao rigor das autuações que são feitas”, considera o subcomandante. “Esses números mostram que, cada vez mais, os cidadãos têm se conscientizado para a segurança no trânsito”, complementa.

 

O Presente

TOPO