Fale com a gente

Municípios Enfrentamento

Acisa alinha ações com órgãos públicos ao comércio de Santa Helena no combate ao coronavírus

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

A diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Santa Helena (Acisa), se reuniu nesta quinta (19), com o prefeito de Santa Helena, Evandro Grade, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Aquiles Marcelo Alba, para discutir ações conjuntas para o enfrentamento ao coronavírus no município de Santa Helena. Algumas reivindicações foram feitas pela diretoria da Acisa no intuito de minimizar os impactos com a pandemia.

Dentre as ações está a adoção de iniciativas efetivas e enérgicas para evitar o acúmulo de pessoas, conforme Decreto Estadual nº 4230/2020, adotando fiscalização pelos órgãos de segurança competentes.

Outros itens referem-se a definir estratégia para a instalação de barreira sanitária no Porto Internacional e nas rodovias de acessos ao município, com procedimentos básicos de triagem de segurança; Postergar o pagamento dos impostos, tais como ISSQN, IPTU, Alvarás, seguindo a mesma determinação do Simples Nacional conforme resolução nº 152, de 18 de março de 2020, com possibilidade de parcelamento;

Há pedido também para implantar programas de apoio, com subsídios de juros e incentivos fiscais para empresas de pequeno a médio porte que comprovarem eventuais perdas e danos decorrentes da crise e, que as secretarias municipais de Saúde e de Assistência Social ampliem as orientações em relação aos idosos para que evitem circular no comércio, dando preferência para as entregas à domicílio, bem como, que sejam tomadas medidas mais enérgicas quanto a circulação nas ruas, em farmácias, mercados, bares outros estabelecimentos.

A presidente da Acisa, Claudete Remor, destaca que as tratativas e o trabalho da Acisa junto aos órgãos públicos no intuito de alinhar estratégias de combate ao Coronavírus é interessante, tendo em vista a representatividade dos empresários.

 

DECRETO

Um decreto sobre o funcionamento do comércio e outras questões determinadas pelo Poder Público deve estipular diretrizes a serem seguidas no município nos próximos dias:

 

MERCADOS E SUPERMERCADOS

A Acisa se reuniu nesta sexta-feira (20) com os proprietários e gerentes de supermercados para estimular ações de combate ao Coronavírus. Entrega de mercadorias, repasse de lista de compras, medidas protetivas aos colaboradores e aos consumidores, além de outros detalhes foram tratados.

Conforme os representantes dos estabelecimentos, medidas internas já estão sendo adotadas e serão intensificadas nos próximos dias. Os proprietários e gerentes também destacaram que até o momento não há falta de mercadorias.

Por outro lado, observam que a procura por álcool gel é grande e a instrução é para que as pessoas se concentrem em lavar as mãos com água e sabão no intuito de fazer a desinfecção.

A Acisa continua participando das tratativas relacionadas ao comércio e está alinhada a outros organismos municipais para o trabalho de combate à proliferação, tanto do coronavírus, quanto da dengue.

 

BARREIRA SANITÁRIA

Uma das ações nas entradas do município está relacionada a uma “barreira sanitária”. Forças policiais, poder pública e entidades farão a verificação, fiscalização e instrução das pessoas que adentrarem e saírem do município.

Conforme a Acisa e demais órgãos, esta é mais uma tentativa de evitar a proliferação do vírus causador da Covid-19.

Com assessoria

 

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente