Municípios Rota da Fé

Adetur lança amanhã rota turística Caminho ao Lago de Itaipu

Evento será realizado às 11h30, junto ao monumento em honra à Nossa Senhora Aparecida, localizado em Itaipulândia (Fotos: Divulgação)

A Adetur Cataratas e Caminhos promove amanhã (15) o lançamento da rota turística Caminho ao Lago de Itaipu – Rota da Fé. O evento será realizado às 11h30, junto ao monumento em honra à Nossa Senhora Aparecida, localizado em Itaipulândia.
O projeto de estruturação das rotas turísticas é fruto de um convênio entre Adetur e Itaipu em parceria com os municípios de Santa Helena, Missal e Itaipulândia, que visa promover e estruturar roteiros turísticos da região, potencializando atividades como caminhada, cavalgada, cicloturismo, entre outros.
A Rota da Fé tem por objetivo contemplar capelas e os principais monumentos religiosos existentes nos três municípios. O roteiro, que tem início no monumento do Cristo Esplendor em Santa Helena, passará também pelo monumento de São Pedro em Missal e finaliza no monumento de Nossa Senhora Aparecida, em Itaipulândia.
Com um percurso de aproximadamente 75 quilômetros, a proposta é que o trajeto seja percorrido por romeiros, caminhantes, ciclistas, cavaleiros e pessoas que possam estar desfrutando dos trajetos tanto como atividades de lazer, como forma de peregrinação e em diferentes épocas do ano. A rota, que prevê seus trajetos em estradas e caminhos secundários pavimentados e não pavimentados, valoriza também algumas propriedades e atrativos turísticos do meio rural.
O trabalho, que foi iniciado em 2016, contou com levantamentos e identificação dos percursos por meio de georreferenciamento, bem como identificação e mapeamento de atrativos turísticos. Recentemente, a Adetur contratou uma empresa que fará a implantação da sinalização do percurso da Rota. Os investimentos são resultados do convênio firmado entre Itaipu e Adetur em parceria com os municípios beneficiados pelo projeto.

O roteiro, que tem início no monumento do Cristo Esplendor em Santa Helena, passará também pelo monumento de São Pedro em Missal e finaliza no monumento de Nossa Senhora Aparecida, em Itaipulândia

Rota das Águas
O Caminho ao Lago de Itaipu também contemplará um segundo roteiro chamado Rota das Águas, que tem como finalidade valorizar e interligar os balneários destes três municípios citados. A previsão de lançamento desta rota é ainda no mês de setembro.

Com assessoria

TOPO