Ecoville – Maior rede de limpeza
Municípios Mobilização

Administração de Santa Helena presta conta dos trabalhos realizados após o temporal; veja vídeo

Prefeito Zado elogia espírito colaborativo da sociedade (Foto: Maria Cristina Kunzler/OP)

Na última quinta-feira (31), um temporal atingiu o município de Santa Helena. Árvores foram arrancadas com a força dos ventos, galhos caíram sobre as residências e casas foram destelhadas. O fornecimento de energia elétrica foi interrompido, bombas queimaram e os poços artesianos deixaram de trabalhar.

Assim que a chuva parou, equipes emergenciais da cidade e dos distritos foram acionadas pela administração municipal para agilizarem o fornecimento de água, a substituição de equipamentos queimados e a limpeza da cidade e distritos. Muitas pessoas auxiliaram seus vizinhos, recolocando telhados e recolhendo galhos.

Casa do eletricista TRATAM. E ACESS.

Conforme relatório preliminar da Secretaria de Abastecimento, foram entregues 30 caminhões de água para o distrito de São Roque e 60 para São Clemente. Mais 20 cargas foram distribuídas no restante do município. As prioridades foram os aviários e chiqueirões, para evitar a morte de animais.

Foram realizados ainda 50 atendimentos de manutenção nas bombas e quadros de comando em poços artesianos, substituídas 5 bombas, que queimaram com as descargas elétricas e consertados 20 fios boia (que ligam e desligam automaticamente as bombas dos poços).

Apesar do esforço dos servidores municipais, que trabalharam no recesso e feriado, inclusive durante a noite, algumas coisas fugiram do alcance, por exemplo, nas localidades onde não havia energia para o acionamento das bombas nos poços artesianos algumas residências ficaram sem água. “O que se notou foi o espírito de colaboração, no qual vizinhos disponibilizaram água e até chuveiros para aqueles que não tinham água em suas casas”, declarou o prefeito Evandro Grade (Zado).

As Secretarias de Obras e Transporte mobilizaram cerca de 60 trabalhadores para recolha e corte de árvores, auxílio às famílias com a retirada de entulhos e colocação de telhas e lonas. Foram disponibilizados ainda 10 caminhões, 6 retroescavadeiras, 5 pás carregadeiras e 3 tratores para auxiliar na entrega de água, reboque de caminhões com ração e retirada de animais. Foram realizadas ainda limpezas de cemitérios (em razão do Dia de Finados), das ciclovias e prédios públicos.

No balneário, o estrago também foi grande. Cerca de um dia e meio de trabalho dos eletricistas e caminhão munck foram necessários para restabelecer o fornecimento de eletricidade.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico somou forças através dos colaboradores e funcionários terceirizados da Costa Oeste Serviços para realizar a limpeza no balneário.

O prefeito Zado agradeceu a colaboração de todos e elogiou a solidariedade dos santa-helenenses, veja no vídeo abaixo.

Vídeo: Divulgação

 

Com assessoria

TOPO