Fale com a gente

Municípios Tabaco ou saúde

Aluna do 2º ano B vence Concurso de Desenho “Escolha a saúde. Não o tabaco”

Publicado

em

Desenho: Andrieli Scherer

A partir do tema “Escolha a saúde. Não o tabaco”, Concurso de Desenho foi promovido pela Secretaria de Saúde, de Quatro Pontes, tendo como público-alvo todos os alunos do Colégio Estadual Quatro Pontes. A vencedora é Andrieli Scherer, do 2º ano B, que, segundo a comissão avaliadora da secretaria, conseguiu melhor retratar a temática.

A ação é da médica clínica geral da Estratégia Saúde da Família (ESF), Aline Carbonera, e da psicóloga Andrieli Bonissoni, do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), que no início deste mês ministraram, na Casa da Cultura e no educandário, palestras em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado em 29 de agosto, a partir do tema “Tabaco ou saúde: o uso do narguilé”. O assunto foi foco da campanha contra o tabagismo deste ano, que propôs mostrar o impacto negativo que o uso do tabaco e a exposição ao fumo passivo exercem na saúde e o papel fundamental que os pulmões desempenham na saúde e no bem-estar de todas as pessoas.

Após as palestras, as profissionais lançaram o Concurso de Desenho. Agora, o desenho vencedor será usado na criação de uma logo para o grupo de tabagista.

 

GRUPO DE TABAGISTA

O grupo de tabagista terá o seu primeiro encontro na terça-feira (1º), às 16 horas, na Unidade Básica de Saúde (UBS). As reuniões ocorrerão semanalmente, passando para 15 dias e depois um mês, isso durante um ano, sendo acompanhadas pela psicóloga e a médica, idealizadoras do grupo.

Durante as reuniões, contam elas, serão apresentados diversos materiais informativos, pois o objetivo é fazer com que as pessoas parem de fumar. “Fizemos uma capacitação para trabalhar com este público. Ainda há vagas para participar do grupo, mas deve-se passar por uma triagem, com consulta médica. Caso necessário, o paciente terá um acompanhamento com medicação, enviada à Secretaria de Saúde pela 20ª Regional de Saúde de Toledo, auxiliando no combate ao tabagismo. São remédios, goma de mascar de nicotina, adesivo de nicotina e outros. O intuito é formar vários grupos, porém o paciente deverá ter comprometimento. É exigido participar de todas as reuniões e caso falte terá que ingressar em outro grupo”, esclarecem.

 

Com assessoria

Copyright © 2017 O Presente