Fale com a gente

Municípios Processo produtivo

Apioeste assina termo para fomento da produção de cera na região

Publicado

em

Assinatura do termo de fomento aconteceu na sede da Seab de Toledo (Foto: Divulgação)

Com o objetivo de aperfeiçoar o processo produtivo da cera produzida na região Oeste, a Associação dos Apicultores do Oeste do Paraná (Apioeste), em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura (Seab), assinou termo de fomento referente ao projeto “Produção e beneficiamento de cera como atividade agrofamiliar associativista sustentável, voltada à melhoria socioambiental na região do Oeste do Paraná”, aprovado no âmbito do Programa de Apoio ao Cooperativismo da Agricultura Familiar, da Seab.

A assinatura do termo aconteceu na semana passada, na sede da Seab em Toledo. Segundo os responsáveis, o objetivo do projeto é aperfeiçoar o processo produtivo da cera produzida na região e beneficiada pela Apioeste, em termos quantitativos e qualitativos, por meio do aprimoramento da gestão da associação, favorecendo a assistência técnica aos produtores, o controle da qualidade da cera produzida, e proporcionando a interação dos apicultores com jovens em idade escolar e universitários.

Dessa forma, a Seab fará a transferência de recursos para aquisição de material de escritório e informática, de insumos e equipamentos para controle de qualidade e caracterização de cera e mel, de insumos para produção de plantas apícolas e para a prestação de serviço de assistência técnica aos associados, através da empresa parceira BioLabore – Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná.

O servidor técnico da Seab, José Mário Custódio de Oliveira, será o auditor para inspeção e amparo durante a vigência do termo de fomento.

A diretoria da Apioeste tem o intuito, a médio prazo, de organizar a parte administrativa e financeira com programas computacionais e auxílio técnico e incrementar a quantidade e qualidade de cera beneficiada de forma mecanizada, revertendo o lucro aos apicultores associados, facilitando a aquisição de colmeias e fortalecendo a apicultura familiar na região.

As análises para o controle de qualidade da cera serão realizadas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), nos laboratórios do Centro de Ciências Agrárias do campus de Marechal Cândido Rondon.

 

CUIDADO SOCIAL

Também preocupados com os aspectos social, educacional e ambiental, os apicultores associados e organizados poderão colaborar na formação dos alunos do Ensino Médio e Fundamental por meio da formação e plantio de mudas apícolas por produtores, professores e alunos da Escola Municipal Jean Piaget e universitários.

O envolvimento dos jovens nas ações visa aumentar a conscientização para a segurança alimentar e a necessidade das abelhas na vida do ser humano. Os apicultores, participando dos trabalhos juntamente com esses alunos, poderão formar barreiras com plantas apícolas em seus apiários, a fim de, além do fornecimento de alimentos para as abelhas, aumentar a proteção à deriva de pesticidas agrícolas que prejudicam essas abelhas, de forma direta ou indireta, degradando o meio ambiente.

Desta forma, o objeto do projeto não é somente o desenvolvimento dos apicultores associados à Apioeste, mas também os não associados, da região Oeste do Paraná, agregando valor aos produtos apícolas de forma econômica, social e ambientalmente justa e sustentável.

 

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente