Copagril
Municípios Ação

Após 23 anos de ocupação, famílias deixam comunidade rural de Cascavel em reintegração de posse

Mandado foi cumprido nesta quarta-feira (15), cerca de 30 pessoas moravam na propriedade, que fica na comunidade de Jangadinha (Foto: Reprodução/RPC)

Onze famílias foram retiradas da comunidade de Jangadinha, na zona rural de Cascavel, em cumprimento de um mandado de reintegração de posse, na quarta-feira (15).

De acordo com a Polícia Militar (PM), 140 policiais participaram da ação. Pontos de bloqueio foram montados na estrada que dá acesso ao local. A PM informou que, quando os policiais chegaram, a maior parte das famílias já havia deixado o local.

Casa do Eletricista CÂMERAS

Cerca de 30 pessoas moravam na propriedade, que foi ocupada em 1996. Na época, 31 famílias ocuparam a propriedade. Vinte delas foram regularizadas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Em 2010, um novo proprietário da área conseguiu, na Justiça, a ordem de desocupação do local.

Alguns moradores relataram que tiveram pouco tempo para deixar o local. Parte dos animais que eram criados na propriedade foram deixados pelas famílias.

A PM informou que a reintegração foi pacífica.

 

Prefeitura negocia

O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos (PSC), disse que deve publicar um decreto de interesse público, em um prazo de 30 dias, para criar uma vila rural no local. Com isso, o prefeito afirmou que espera que as famílias voltem para propriedade até o fim do ano.

“Tem que ter a avaliação de um perito, ver se é uma área produtiva. E, claro, trazer as famílias para que eles possam fazer um projeto daquilo que eles já estão fazendo. Eles estão plantando, colhendo e, aliás, fornecem para a prefeitura através da venda de merenda escola”, disse Paranhos.

 

Com RPC Cascavel 

TOPO