Fale com a gente

Municípios Três casos neste ano

Após casos de raiva Adapar inicia fiscalização em propriedades de Terra Roxa

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

Agência de Defesa Agropecuária do Paraná por meio da Unidade Local de Sanidade Agropecuária (ULSA) de Guaíra, confirmou dois casos de raiva dos herbívoros em Terra Roxa, somando assim 3 casos diagnosticados neste ano no município.

O primeiro caso ocorreu em janeiro deste ano, em uma propriedade da Vila Guarani onde o animal acometido foi uma fêmea bovina de 12 meses de idade que veio a óbito.

Em relação aos casos diagnosticados na ultima semana, o primeiro trata-se de um equino macho de aproximadamente 6 meses de idade que estava em uma propriedade rural localizada na Estrada R1.

O segundo caso foi de uma fêmea bovina de aproximadamente 15 meses de idade, numa propriedade na Estrada Rios.

Em ambos casos, a ULSA de Guaíra foi notificada pelos médicos veterinários da inciativa privada , de que os animais apresentavam sinais clínicos compatíveis com raiva dos herbívoros.

Foi então realizado vistoria nas propriedades onde foram repassadas orientações aos produtores, sendo que os animais suspeitos foram isolados do restante do rebanho e permaneceram sob monitoramento.

Os produtores foram orientados para que comunicassem a ADAPAR logo que os animais viessem a óbito para proceder-se então a coleta de material biológico.

Os animais morreram, foi realizada a coleta de material do sistema nervoso central e o Centro de Diagnostico Marcos Enrietti – Laboratório da Adapar em Curitiba confirmou a ocorrência de raiva herbívora.

Conforme Everton Cesar da Silva, Assistente de Fiscalização da Unidade de Guaíra, as propriedades que estiverem num raio de 10 quilômetros das propriedades foco, ou seja, das propriedades onde foram diagnosticadas a doença, serão notificadas para que vacinem todos os animais de produção.

 

Com Rádio Difusora 
Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente