Fale com a gente

Municípios Tecnologia solar fotovoltaica

Árvores Digitais são inauguradas em três municípios lindeiros

Publicado

em

Os equipamentos são dotados de placas fotovoltaicas que captam a energia solar e disponibilizam para o carregamento de celulares (Foto: Divulgação)

O Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, juntamente com a Itaipu Binacional e administrações municipais inauguraram na quinta-feira (06), as árvores digitais em três municípios. As estruturas foram instaladas na região lindeira e já estão em funcionamento. Os equipamentos, em formato de árvores, são dotados de placas fotovoltaicas que captam a energia solar e disponibilizam para o carregamento de celulares.

As mesmas “árvores”, são equipadas com sistema para emissão de sinal Wi-Fi, internet sem fio, para até 100 aparelhos, simultaneamente, em forma de link dedicado, conexão exclusiva, segundo o engenheiro do projeto, Guilherme Marzolla. Cada estrutura é composta por cinco placas fotovoltaicas e baterias que acumulam energia para três dias, e possibilita carregar 16 celulares por vez, conforme especificado pelo projeto.

A inciativa das árvores digitais é resultado de uma parceria do Conselho dos Lindeiros e Itaipu Binacional, e compreende um investimento de R$854 mil. A instalação ocorreu em locais públicos à escolha dos gestores municipais, de acordo com a presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros, Cleci Loffi.

 

Inaugurações

Nesta quinta-feira ocorreu a cerimônia de inauguração das árvores digitais nos municípios de Missal, Santa Helena e Pato Bragado. Nos demais municípios os eventos serão agendados para os próximos dias.

O prefeito de Missal, Hilário Jacó Willers (Maneco), ressalta os investimentos e o trabalho desenvolvido no município por intermédio de parcerias com a Itaipu e Conselho dos Lindeiros. Evandro Grade (Zado), prefeito de Santa Helena chama a atenção para os benefícios proporcionados com a instalação das árvores digitais, além de outras parcerias previstas. A tecnologia mais perto da população é uma forma de contribuir com as pessoas do município, conforme o prefeito de Pato Bragado, Leomar Rohden (Mano).

 

Expansão

A implantação das árvores digitais representa um marco inicial de estímulo ao aproveitamento da energia solar na região lindeira, com possibilidade de expansão para todo o Oeste do Paraná, conforme o diretor de Coordenação da Itaipu Binacional, Newton Kaminski. “A lâmina d’água pode ser aproveitada também para a geração de energia”, ressalta.

A estruturação de um projeto regional é um fator fundamental para atender os municípios lindeiros segundo a presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Cleci Loffi. As árvores solares digitais são ferramentas de estímulo à utilização da energia solar.

 

Com assessoria

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente