Copagril
Municípios Cuidados ao pacientes

Atendimento Humanizado é tema de palestra a colaboradores da Secretaria de Saúde

Integralidade entre a qualidade do tratamento técnico e a qualidade do relacionamento que se desenvolve entre paciente, familiares e equipe foram evidenciados (Foto: Marili Koehler)
  • (Foto: Marili Koehler)

  • (Foto: Marili Koehler)

  • (Foto: Marili Koehler)

Tendo como prioridade a união entre o comportamento ético e o conhecimento técnico para ofertar cuidados dirigidos aos anseios do paciente, a Secretaria de Saúde promoveu na manhã de neste quarta-feira (13), aos servidores do setor, palestra sobre “Atendimento Humanizado”. O assunto foi ministrado no centro cultural pela psicóloga, Valdirene Sutil Rafaeli.

A profissional apresentou o conceito de humanização em saúde e discorreu acerca da subjetividade humana, ou seja, da compreensão e aceitação do indivíduo na sociedade para que possa abandonar suas falsas defesas que empregou para enfrentar a vida e para progredir num caminho construtivo.

Casa do Eletricista CÂMERAS

Conforme Valdirene as pessoas que prestam atendimento na área da saúde também convivem fora da instituição, com família, vida conjugal, amigos, problemas e sua própria saúde. “Além disso, na relação com seu trabalho, apresentam cansaço físico e mental, envolvimento emocional com paciente, situações de descontentamento com o trabalho, dificuldade de relacionamento interpessoal, subjetividade, entre muitas outras características”, apontou.

Já o paciente que está em busca do atendimento, segundo a psicóloga também “carrega” histórias com subjetividade e os profissionais da saúde devem lembrar-se disso, na hora do atendimento, que não deve ficar só no executar técnico, e sim, na preocupação em prestar atenção a uma pessoa que, naquele momento, está fragilizada e nem sempre tem recursos para lidar com uma situação nova e inesperada.

Ao final a profissional também trabalhou o comprometimento e responsabilidade do trabalho em equipe.

 

Com assessoria 

TOPO