Fale com a gente

Municípios Iniciativa

Atendimentos no ônibus lilás são feitos em Pato Bragado

Publicado

em

A iniciativa partiu da chegada do ônibus lilás no município (Foto: Marili Koehler)

Cientes de que muitas mulheres são vítimas de violência e sofrem caladas no município, seja por vergonha ou por medo, a Secretaria de Assistência Social, com apoio da Secretaria de Saúde e Conselho da Mulher Empresária de Pato Bragado realiza até as 17 horas desta quinta-feira (21), um trabalho de orientação, acolhimento e prevenção ao problema.

A iniciativa partiu da chegada do ônibus lilás no município. Ele possibilita, em seu ambiente e com total privacidade, a ampliação do atendimento prestado pela rede do Creas municipal, composta por advogado, assistente social e psicóloga.

Conforme a secretária de Assistência Social, Marli Wollmann, o ônibus está instalado na rua Maringá, proximidades da praça central. Ela explica que além desses atendimentos, também são realizadas palestras por representantes do Núcleo Maria da Penha e do programa de Orientação Social, Maria da Penha de Marechal Cândido Rondon e pelo Creas local, aferição da pressão arterial pela Secretaria de Saúde aos estudantes e agentes comunitárias de saúde, consideradas estratégicas para apontamento das situações de violência doméstica.

Marli explica que o Brasil ocupa o quinto lugar no mundo, no ranking de violência doméstica contra mulher. Cita que isso ocorre de diversas formas, entre elas a de humilhar, xingar e diminuir a autoestima, tirar a liberdade de crença, fazer a mulher achar que está ficando louca, controlar e a oprimir, expor a vida íntima, atirar objetos, sacudir e apertar os braços e forçar atos sexuais desconfortáveis. “Portanto, enquanto isso acontecer, continuaremos promovendo todas as ações possíveis para proteger as mulheres em situação de violência de futuras agressões”, garante.

 

Com assessoria

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente