O Presente
Municípios

Ato público em solidariedade à família de Gabrielle de Lima Rodrigues será realizado na sexta-feira

calendar_month 20 de março de 2024
4 min de leitura

A violenta morte de Gabrielle de Lima Rodrigues, de 34 anos, vítima de violência doméstica, e do seu pai, Vicente José Rodrigues, de 68 anos, ocorrida na última segunda-feira, 18, chocou a população de Toledo. Pensando nisso, um Ato Público em solidariedade à família de Gabrielle e em repúdio a violência contra as mulheres será realizado na sexta-feira (22), no Parque Ecológico Diva Paim Barth (Lago Municipal). A concentração será a partir das 18h00.

A iniciativa não tem uma pessoa ou entidade organizadora e surgiu através do diálogo entre pessoas ligadas ao setor de assistência social e movimentos de combate à violência contra as mulheres. A assistente social, Cristhiane Novello, é uma das incentivadoras do Ato e deu mais detalhes de como a ideia surgiu.

“A proposta surgiu de diálogos com demais colegas, em especial pela provocação da também assistente social Jaqueline Machado, militante em movimentos sociais nesta área e que atualmente compõe uma equipe de referência para mulheres e população LGBTQIAP+ vítimas de violência, no CREAS II. Lançamos a ideia em grupos e a adesão foi surgindo voluntariamente, não existe um órgão específico promovendo o ato, é uma construção orgânica da sociedade civil, movidos pela indignação e dor da perda precoce de Gabrielle. Estamos em contato com algumas instituições e organizações da sociedade civil em busca de apoio para viabilizar a ação”, esclareceu Cristhiane.

Cristhiane Novello mencionou que a principal intenção do Ato Público é prestar solidariedade à família enlutada. “A intenção do ato, a priori é solidarizar-se coletivamente à dor da família duplamente enlutada, oportunizando que Gabrielle seja homenageada neste ato, mas também sentimos cada vez mais a necessidade em divulgar amplamente dados referentes a todas as violências vivenciadas por nós mulheres, além disso, queremos que o maior número de pessoas conheçam e saibam como acessar os serviços disponíveis de apoio e proteção a mulheres vítimas de violência”, informou.

Por fim, a assistente social revelou a construção de uma pauta visando a melhoria nas leis de proteção às mulheres vítimas de violência. “Estamos construindo uma pauta que indica ao Poder Público e demais entidades que atuam na área, estratégias e serviços que são necessários implantar ou implementar para a proteção da mulher vítima de violência, assim como de prevenção a tais violações de direitos”.

Os divulgadores do Ato Público convidam toda a população que se sensibilizou ao crime a comparecer ao Parque Ecológico. A sugestão é para que as pessoas compareçam com roupa preta e que levem balões nas cores branca ou lilás. 

Sobre o caso

Na noite de segunda-feira, 18, por volta das 22h35, uma equipe policial foi acionada via Central de Operações (Copom) para atender a uma situação de violência doméstica em andamento na Rua Orlando Dezem, próximo ao Colégio Estadual Novo Horizonte, no Jardim Coopagro. O solicitante relatou desesperadamente que escutou alguém pedindo socorro, afirmando que o pai estava agredindo a mãe e que iria matá-la. 

Ao chegarem ao local, a equipe da Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) encontrou dois corpos no chão, com sinais de violência, e um vizinho informou ter visto um homem fugindo para os fundos da residência. Momentos depois, gemidos foram ouvidos pela equipe, que ao adentrar a casa, encontrou o agressor com uma faca cravada em seu peito. 

As vítimas foram identificadas como a esposa e o sogro do agressor, enquanto o autor dos fatos estava em outro cômodo da residência. A equipe policial também conversou com o vizinho, que relatou ter presenciado a agressão e acionado a Polícia e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A presença do Samu, Serviço de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate), Conselho Tutelar e agentes de Polícia Judiciária foi registrada no local, e a ocorrência foi assumida pela Polícia Civil (PCPR).

Foi constatado que a vítima possuía uma medida protetiva vigente contra o agressor, a qual foi descumprida. O autor dos fatos, devido aos ferimentos, foi encaminhado para a Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (Hoesp) – Hospital Bom Jesus sob escolta policial, mas foi liberado e preso ainda na madrugada de terça-feira, 19. Ele encontra-se à disposição da Justiça da Comarca. 

Com Toledo News

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.