Fale com a gente

Municípios Rede municipal

Aulas presenciais serão retomadas amanhã em Santa Helena

Publicado

em

Secretária de Educação e Cultura, Ana Paula da Silva: “Estamos voltando, mas num novo normal. Todavia, o retorno presencial é facultativo. Cada família fará a avaliação e optará pelo que achar melhor” (Foto: Divulgação)

Está programado para amanhã (18) o retorno das aulas presenciais em Santa Helena, inicialmente contemplando as turmas de 4º e 5º anos das escolas municipais e a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em período noturno.

A iniciativa foi possível a partir da resolução n° 543, da Secretaria Estadual de Educação, de 29 de janeiro de 2021, que estabelece às mantenedoras das instituições de ensino de educação básica que integram o sistema estadual de ensino a responsabilidade e autonomia para a definição da forma de oferta das aulas presenciais no ano letivo de 2021, em face da autorização contida no decreto estadual nº 6.637, de 2021.

Além disso, foi publicado o decreto municipal nº 114, em 04 de fevereiro de 2021, que autoriza o retorno das atividades presenciais e/ou híbridas na rede pública municipal de ensino.

A decisão de retorno das aulas presenciais levou em consideração a indicação do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, sendo planejada em conjunto com os gestores escolares e a Comissão Municipal de Retorno às Aulas.

Para este retorno, as turmas foram formadas com um número de alunos que variam de 15 a 20 estudantes. E ainda está sendo considerada uma porcentagem de alunos que se manterão no regime especial de trabalho, com atividades não presencias.

 

RETORNO GRADATIVO

A previsão é que, após o início das aulas presencias dos 4º e 5º anos, retornem também as turmas de 1º, 2º e 3º anos, no dia 22 deste mês, e na sequência, no dia 1° de março, as aulas da Educação Infantil 4 e 5 – Pré I e Pré II, Sala de Recursos Multifuncional, Recuperação de Estudos e Apoio Pedagógico.

 

REGRAS

De acordo com a secretária municipal de Educação e Cultura, Ana Paula da Silva, o retorno presencial é facultativo, ou seja, cada família fará sua avaliação e opção. O aluno que retornar, segundo ela, obrigatoriamente precisará cumprir os protocolos de saúde. Os principais são o uso de máscara, higienização das mãos, uso de álcool em gel e distanciamento físico.

Ana Paula diz que o aluno que não retornar, a família deverá, quinzenalmente, buscar e devolver as atividades não presenciais na instituição de ensino em caráter obrigatório.

“Estamos voltando, mas num novo normal. A chegada às instituições deverá ser sem aglomerações, sem filas, os alunos irão direto para a sala de aula. Não será possível abraçar e nem andar de mãos dadas com os colegas e professores. O lanche será servido na sala, no intervalo será obrigatório o uso da máscara, sempre mantendo o mesmo grupo de alunos. As atividades de Educação Física serão individualizadas”, detalha a secretária municipal de Educação e Cultura.

Cada escola apresentará um protocolo de biossegurança no Setor de Epidemiologia e Vigilância Sanitária, o qual fará a fiscalização periodicamente, seguindo a resolução n° 098/2021, da Secretaria Estadual de Saúde.

Informações e protocolos sobre o retorno às aulas dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) ainda serão analisados e divulgados posteriormente.

 

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente