Fale com a gente

Municípios 13,6% da população imunizada

Avanço da vacinação é tema discutido em reunião do Comitê Covid com Ministério Público

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

Com 30% da população vacinada com a primeira dose e 13,6% que já recebeu as duas doses da vacina contra a Covid-19, o avanço da imunização no município foi tema da reunião realizada pelo Comitê Gestor do Plano de Contingenciamento em Saúde da Covid-19 de Maripá na tarde desta sexta-feira (11), no Auditório do Centro de Saúde, que contou com a participação do prefeito Rodrigo Schanoski, da vice-prefeita Janaína Müller Geraldi e da promotora de Justiça do Ministério Público (MP) da Comarca de Palotina, Cristiane Aparecida Ramos.

O Município de Maripá começou a vacinar a população em geral com menos de 60 anos na segunda-feira (11) e já atinge a faixa-etária dos 55 anos. “Maripá está conduzindo muito bem o esquema de vacinação e seguindo todas as diretrizes que são estabelecidas pela Regional de Saúde e é importante que a população tenha o entendimento de que existem protocolos a serem seguidos que definem a ordem de vacinação conforme a chegada de novas remesses de vacinas, e que o Ministério Público também está aqui para fiscalizar e cobrar os gestores do município para que isso ocorra da melhor forma possível”, destacou a promotora, Cristiane Aparecida Ramos.

Durante a reunião, o comitê também deliberou para a intensificação na fiscalização, principalmente das pessoas em isolamento domiciliar. “Com o aumento no número de casos, temos dificuldade em ir até as residências de todas as pessoas, mas monitoramos diariamente por aplicativo de mensagem. Ainda assim, temos casos de pessoas suspeitas e até confirmadas com a doença que descumprem o isolamento”, relata a secretária de saúde, Marguid Lerner.

A promotora, Dr. Cristiane Aparecida Ramos destacou, ainda, a importância da denúncia para que o MP possa apurar os fatos. “Caso exista alguma suspeita de irregularidade, seja de pessoas que descumprem o isolamento domiciliar como de fura-filas na vacinação, é fundamental que seja feita a denúncia ao Ministério Público, à Polícia Militar ou aos órgãos de saúde para que possamos tomar as providências”, pontua a promotora.

 

VACINAÇÃO

Até quarta-feira (09), foram vacinados com a primeira dose 1.702 pessoas, o que corresponde a 30% da população do município e 777 pessoas com a segunda dose, representando 13,6% do total, fazendo parte dos seguintes grupos prioritários: trabalhadores da saúde (1ª fase), profissionais de saúde (2ª fase), idosos com 60 anos ou mais, pessoas com comorbidades acima de 18 anos, gestantes e puérperas de alto risco, trabalhadores da educação e da assistência social por ordem decrescente de idade e população em geral entre 55 e 59 anos.

 

PSS

Em razão da defasagem das equipes de saúde ocasionada pelo afastamento por Covid-19 e profissionais gestantes que podem permanecer em trabalho remoto durante a pandemia, a Secretaria de Saúde irá realizar um novo Processo Seletivo Simplificado para a contratação de médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e psicólogo, que irão formar uma equipe exclusiva ao atendimento da covid-19. “Esses afastamentos acabam sobrecarregando toda a equipe, por isso a necessidade de preencher essas vagas que vamos divulgar nos próximos dias”, explica a secretária de Saúde, Marguid Lerner.

 

BOX 1

COMO SÃO DEFINIDOS OS PÚBLICOS A SEREM VACINADOS?

As categorias são estabelecidas primeiramente pelo Ministério da Saúde no Plano Nacional de Vacinação Contra a Covid-19, passando pela análise da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná e pelo seu respectivo Plano de Vacinação, o qual determina a população a ser vacinada no Estado e, consequentemente nos municípios. Posteriormente essas definições são repassadas para os municípios, junto com as remessas de vacinas. Neste informe recebido do Estado, estão estabelecidos o público, a quantidade de doses para cada público e possíveis remanejamentos de doses remanescentes entre os grupos.

 

Com Assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente