Fale com a gente

Municípios Cenário econômico

Azul Linhas Aéreas suspende voos em Toledo por tempo indeterminado

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

Devido ao cenário econômico, a Azul Linhas Aéreas suspendeu as operações comerciais no Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho. O Município afirma que os voos, a princípio, estão interrompidos até o final de junho. Por sua vez, a assessoria de comunicação da empresa informa que a suspensão será por tempo indeterminado. Os voos estão suspensos desde o mês de março.

A Azul Linhas Aéreas cancelou voos em Toledo e em outros municípios do Estado. A assessoria de comunicação da empresa esclarece que, diante das incertezas geradas pelo atual momento, a empresa opera com uma malha reduzida, com pouco mais de cem voos para 38 destinos. “Com isso, as operações nas demais cidades, incluindo Toledo, permanecem suspensas por tempo indeterminado”.

O departamento complementa que “a Azul ressalta ainda que tem a intenção de restabelecer suas operações na cidade caso a demanda local e o mercado correspondam à uma eventual oferta”. A assessoria de comunicação explica que as vendas estiveram abertas até um determinado período para avaliar o comportamento da demanda, ou seja, se haveria fluxo ou vendas.

Desta maneira, ao observar que o panorama não mudou, a Azul decidiu fechar as agendas. “Fizemos um teste de oferta para avaliar a demanda e, no momento, existe muita incerteza”, pontua a assessoria.

De acordo com o gestor do local Luciano Puzzi, os voos, a princípio, estão suspensos até o dia 30 de junho com retorno previsto para 1º de julho, conforme ofício encaminhado ao Município pela Azul. “Oficialmente, nós sabemos que a suspensão segue até o próximo mês”. A assessoria de comunicação da empresa explica que essa foi a primeira atualização e o cenário é avaliado a cada dia. “A retomada depende da melhora da demanda e do cenário econômico”.

Enquanto isso, a equipe do Aeroporto mantém tudo em ordem para o retorno das operações. “Exemplo: Se voltasse hoje, já estaríamos prontos!”, afirma Puzzi ao complementar que existe a manutenção de equipamentos essenciais a navegação aérea, a manutenção aeroportuária, o efetivo de pessoal no administrativo, fiscais de pátio e de pista, agentes de proteção da aviação civil (APAC’s), entre outros.

AVALIAÇÃO

O gestor do Aeroporto de Toledo explica que compete a Companhia Aérea verificar a melhor data para o retorno dos voos. “Estamos preparados para o retorno mesmo no meio dessa pandemia e também a disposição da Azul para oferecer a nossa infraestrutura aeroportuária no que for necessário nessa retomada”.

Puzzi salienta que o retorno dos voos depende também da demanda pelo serviço. O gestor comenta que as pessoas começam a procurar por passagens. “A procura não é intensa, mas ela existe. O maior problema não está na região de Toledo, e sim, em outras regiões que sofrem mais com a Covid-19”.

O Município tem mantido um diálogo constante com a Companhia. “Estamos monitorando o cenário e a Azul realiza todo o planejamento aéreo para o retorno gradativo das operações nacionais e internacionais”, menciona Puzzi ao pontuar que a suspensão dos voos não interfere na Certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). “Como estamos certificados devemos manter os programas e atender continuamente a vigilância continuada da Anac”.

MELHORIAS

Em alguns dias, o Município realizará a ampliação e a melhoria da rede elétrica do aeroporto envolvendo o terminal de passageiros e hangares. De acordo com o gestor do Aeroporto, esses serviços devem garantir uma melhor eficiência de energia e maior segurança. “Também tramita no Estado, o recurso destinado a ampliação do pátio de aeronaves e terminal de passageiros”, comenta Puzzi ao acrescentar que esses dois trabalhos foram frutos dos esforços do ex-secretário Jozimar Polasso e do prefeito Lucio de Marchi.

EM NÚMEROS

No dia 9 de janeiro de 2019, o Aeroporto recebeu o primeiro voo comercial da empresa e até o dia 22 de março de 2020 totalizou 552 operações realizadas entre pouso e decolagens. Mais de 30 mil passageiros embarcaram ou desembarcaram no município. O Aeroporto teve 92,9% das operações concluídas com sucesso no período.

Outros dados a serem destacados são que 3,7% das operações enfrentaram adversidades meteorológicas e apenas 3,4% das operações apresentaram problemas de manutenção ou tripulação.

Além disso, a média geral de ocupação da aeronave entre Toledo a Curitiba chegou a 83% e de Curitiba a Toledo totalizou 75%, desde o dia 9 de janeiro do ano passado até 22 de março deste ano. “O Município tem um grande potencial do ponto de vista aeroportuário, basta que retomemos a nossa estrada e que cada vez mais possamos desenvolver Toledo e região”, finaliza o gestor do Aeroporto Luciano Puzzi.

Com Jornal do Oeste

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente