A balsa que faz a travessia entre os municípios de Mercedes, na localidade de Arroio Guaçu e Salamanca, no município de Guaíra, não poderá mais continuar operando.
A paralisação da atividade faz cumprir o que determina a legislação atual da Agência Nacional de Transportes Aquaviários.
A referida embarcação faz essa travessia desde a formação do Lago de Itaipu em substituição a uma ponte que ali existia na época.
A operação iniciou ainda quando Mercedes pertencia ao município de Marechal Cândido Rondon, através de um convênio com a Itaipu Binacional e que posteriormente foi renovado com o município de Mercedes quando emancipado.
Durante estes anos todos, a balsa passou por várias reformas, melhorias e alterações, para atender as exigências da legislação que rege sobre a navegação.
Recentemente, a Prefeitura de Mercedes foi notificada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários sobre a operação da embarcação, inviabilizando o município a manter a referida travessia sob pena de multa no valor 200 mil reais, entre outras sanções.
Em atendimento a estas determinações, a administração municipal de Mercedes encerrou ontem oficialmente a atividade da referida embarcação, conforme ofício assinado pela prefeita Cleci Rambo Loffi.
Em um dos trechos da notificação da ANTAC deixa claro, que o município não poderá mais continuar realizando a travessia no local nas circunstancias atuais.
Conforme o documento assinado por Fábio Augusto Giannini, Especialista em Resolução de Transportes Aquaviários da Agência Nacional de Transportes Aquaviários, consta o município teria que constituir uma empresa pública ou de sociedade de economia mista para explorar a travessia da balsa no Arroio Guaçu.
Por outro lado, a administração municipal de Mercedes preocupada com a situação, está realizando conversações com a administração municipal de Guaíra, na tentativa de unir as forças políticas para buscar uma solução.
Em uma das reuniões, ficou decidido que a balsa de fato não irá mais operar e que haverá uma tentativa junto a Itaipu, para que esta realize estudos com o objetivo de construir uma ponte entre os dois municípios, já que antes da formação do Lago existia uma ponte no local e que ficou submersa com o represamento do Rio Paraná e consequentemente o trecho do rio Arroio Guaçu.
Com Difusora FM