Fale com a gente

Municípios Toledo

Basquetebol além das quadras recebe recursos da Justiça Federal

Publicado

em

Foto: Divulgação

Uma iniciativa ousada e inédita do basquetebol masculino de Toledo no ano de 2017 deu origem ao projeto Basquetebol Além das Quadras, que no ano de 2018 já tem 100 atletas cadastrados.
O projeto que funciona de segunda a quinta feira no período da manhã e tarde tem por objetivo além da formação de novos atletas oferecer atividades de contra turno escolar para reduzir o risco de vulnerabilidade social de meninos de nove a 14 anos.
A iniciativa deu tão certo que hoje tem lista de espera para o período da tarde, pois a Abatol não tem profissionais suficientes para atender sua demanda. Além do treinamento de basquetebol os atletas tem acompanhamento pedagógico para a realização das atividades escolares, oficina de capoeira e futsal. Os participantes também recebem lanche oferecido pelo município de Toledo em uma parceria com a Secretaria de Administração.
Neste ano, um motivo a mais para seguir com o projeto adiante: através do repasse para instituições  públicas e privadas com finalidade social e sem fins lucrativos para recebimento de recursos provenientes das penas de prestações pecuniárias e das contribuições estipuladas como condição para o deferimento e manutenção da suspensão condicional do processo, a 1ª Vara Federal de Toledo repassou R$ 15 mil através de um projeto encaminhado pela Abatol para a Justiça Federal. Com o recurso foi possível adquirir notebook para auxiliar nas pesquisas escolares dos participantes, mesas de tênis de mesa para oficinas além de tênis e jogos de uniformes para possibilitar que os atletas participem de festivais e competições.
Segundo a coordenadora da Abatol, professora Lourdes Kappes, esse recurso veio em boa hora, pois não esperava tamanha adesão ao projeto. “Isso é resultado do trabalho que o basquetebol de Toledo vem desenvolvendo ao longo de 18 anos. Entendemos que não devemos formar somente atletas, temos que nos preocupar  também com a nossa responsabilidade social, mas para isso precisamos de recursos financeiros e inovação, e esse projeto é único no esporte paranaense . Hoje participam do projeto meninos de diversos bairros de Toledo, alguns com diversos problemas familiares e sociais, que vamos tentando resgatar através do projeto”, disse.

O Presente com informações da Assessoria

Copyright © 2017 O Presente