Fale com a gente

Municípios Balneabilidade da temporada

Boletim aponta que todos os pontos estão próprios para o banho na Costa Oeste

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

Dos 49 locais monitorados no litoral do Paraná pelo Instituto Água e Terra (IAT), dois pontos estão inapropriados para banho, que são em Ponta da Pita, em Antonina, e o Rio Nhundiaquara, no Largo Lamenha Lins, em Morretes.

O primeiro boletim de balneabilidade da temporada de verão foi divulgado nesta sexta-feira (18). Outros oito serão publicados até 12 de fevereiro, no site do instituto.

Os pontos monitorados ficam em Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Ilha do Mel, Morretes e Antonina.

O boletim também aponta dez rios, canais e galerias considerados permanentemente impróprios para banho no litoral, independentemente da época do ano. Veja abaixo todos os pontos impróprios.

 

INTERIOR

No interior do estado, na Costa Oeste e Norte, todos os pontos estão próprios para banho.

De acordo com o IAT, na Costa Oeste são analisados pontos de prainhas e rios nas cidades de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia, Missal, Santa Helena, Entre Rios do Oeste, Marechal Cândido Rondon.

Na Costa Norte, o monitoramento ocorre no município de Primeiro de Maio.

 

SAÚDE

Conforme o IAT, as águas são monitoradas no período de maior fluxo de visitantes, para avaliar a concentração de bactérias presentes em esgoto sanitário clandestino, fezes humanas e de animais de sangue quente.

De acordo com o instituto, o acompanhamento é importante porque quanto maior a quantidade da bactéria na água, maior a possibilidade da existência de agentes patogênicos que podem colocar em risco a saúde dos banhistas.

As doenças mais comuns são gastroenterite, diarreia, doenças de pele e infecções nos olhos, ouvidos e garganta. Outras mais graves também podem ser transmitidas por meio da água, como hepatite A, cólera e febre tifoide.

 

CORONAVÍRUS NO LITORAL

Cidades do litoral fazem parte da macrorregião leste no Paraná. Conforme a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), nesta sexta, a taxa de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na macrorregião leste é de 89%.

Isso significa que dos 654 leitos ofertados para a ala Covid-19, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), apenas 69 deles estão disponíveis.

As cidades de Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná compõem a 1ª Regional de Saúde.

Conforme a Sesa, até esta sexta, a regional contabilizava 12.184 casos confirmados do novo coronavírus e 251 mortes pela Covid-19. Outros 12 casos estão em análise.

Ao todo, o Paraná soma 367.857 casos da Covid-19 e 7.153 óbitos pela doença desde o início da pandemia.

Confira o status do boletim:

 

Paranaguá (Ilha do Mel)

Todos pontos próprios para banho

 

Pontal do Paraná

Pontos impróprios: Balneário Olho D’água, no Rio Olho d´Água

 

Matinhos

Pontos impróprios: Balneário Flamingo, no Rio Matinhos, e Caiobá (Praia Brava), no Canal Caiobá

 

Guaratuba

Pontos impróprios: Guaratuba, no Rio Brejatuba, Balneário Brejatuba, no Gal. Mar. Deodoro e Canal Clevelânida, Balneário Nereidas/Elian, nos rios das Pedras e do Tenente, e Barra do Saí, no Rio Saí

Morretes/Antonina

Pontos impróprios: Ponta da Pita, no Ponta da Pita, Rio do Nunes, próximo a ponte PR-340, e o Rio Nhundiaquara, no Largo Lamenha Lins.

 

Com G1

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente