Copagril – Sou agro com orgulho
Municípios Saúde pública

Bom Jesus contará com mais 12 leitos de UTI para atender população

(Foto: Divulgação)

O prefeito de Toledo, Lucio de Marchi, a secretária municipal de Saúde, Denise Liell e a superintendente do Hospital Bom Jesus, Zulnei Bordin, anunciaram na manhã de segunda-feira (23), que serão adaptados mais 12 leitos de UTI para atender a população da 20ª Regional de Saúde de Toledo. Serão utilizados os 16 respiradores adquiridos para o Hospital Regional. Além disso, o Instituto João Paulo II servirá como base de apoio para prestar os atendimentos aos pacientes diagnosticados com o Covid-19, aqueles casos que não necessitam de internamento hospitalar.

“Além dos respiradores do Hospital Regional, iremos ver com os demais municípios que não irão utilizar esses aparelhos devido a falta de estrutura adequada, que por vezes é pequena. Teremos uma soma de esforços. Esses leitos serão usados por toda a 20ª Regional de Saúde. São 400 mil habitantes que necessitam ter equipamentos extras”, comentou a secretária.

Casa do Eletricista – Temporizador Jardim

Denise destacou que existe a necessidade de aumentar o quadro de profissionais. Ela explicou que de forma emergencial existe a convocação de mais médicos pelo processo simplificado, além daqueles aprovados no concurso, inclusive do Consamu. Para que os leitos adaptados possam funcionar é preciso da atuação de mais profissionais.

“Já havíamos repassasse a Secretaria de Saúde do Estado a necessidade de equipamentos extras para o pronto atendimento, a Upa e o Hospital. Isso vai depender do Estado que vai colocar a disposição para as grandes centrais para acolher a demanda de todo o paranaense. Com relação ao Instituto João Paulo II, a unidade servirá de apoio a rede hospitalar já existente em nosso município. Tem paciente que vai precisar de cuidados no hospital e tem aquele que pode ficar no Instituto com a equipe extra para receber cuidados com a alimentação e hidratação”, pontuou Denise ao reforçar que 80% dos diagnosticados ficam no próprio domicílio.

 

LEITOS NO BOM JESUS

A superintendente do Hospital Bom Jesus, Zulnei Bordin, explicou que os 16 leitos de UTI ficarão no setor da pediatria, pois aquele espaço tem acesso exclusivo, sem a necessidade de trafegar por todo o Hospital. “Para isso contamos com os municípios na liberação das equipes médicas e de enfermagem, pois a Hoesp não tem como assumir mais esse custo que é elevado”, reforçou ao salientar que o Bom Jesus se coloca a disposição com a estrutura e adaptação dos leitos, mas conta com o comprometimento dos demais municípios da 20ª Regional de Saúde.

 

EM FUNCIONAMENTO

O prefeito reforçou que o combate ao Covid-19 acontece com a participação e colaboração de todos. Ele esclareceu que serviços de abastecimento continuam em funcionamento e citou como exemplo grandes indústrias de alimentos e medicamentos instaladas no município.

“O produtor deve ficar no campo não vem para cidade. Nas indústrias é melhor trabalhar do que ficar rodando. As pessoas devem cumprirem as determinações, pois iremos tomar medidas mais duras. O objetivo é de orientar e termos a consciência de que mais cedo ou mais tarde vai acontecer e se o pico for muito elevado muitas pessoas ficam sem atendimento”, alertou Lucio.

 

Com Jornal do Oeste

 

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

TOPO