Fale com a gente

Municípios "Situação complicada"

Buscando autonomia, Paranhos afirma que publicará novo decreto hoje

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

O prefeito Leonaldo Paranhos realizou uma transmissão na tarde desta segunda-feira sobre o enfrentamento da Covid-19 e sobre o funcionamento do comércio. Ele afirma que Cascavel segue buscando autonomia e que a prefeitura já trabalha em um novo decreto a ser publicado nesta terça-feira (14), com as regras que o Município considera ideal.

Apesar de o prazo inicial do decreto estadual terminar amanhã, o prefeito falou que existe a possibilidade de a proibição determinada pelo Governo do Estado, com relação aos serviços não essenciais, ser estendida por mais uma ou duas semanas.

“Existem muitos rumores que o decreto será prorrogado. Eu fico aqui diante de uma situação complicada. Nós vamos buscar nossa autonomia, a decisão é de competência dos municípios. Tenho feito tudo dentro da lei, do respeito, para não sermos uma cidade rebelde, temos feito as coisas no equilíbrio”.

Paranhos defende que Cascavel tem direito de ter um decreto feito em conjunto com a comunidade e entidades locais, ao invés de haver uma regra estadual que precisa ser seguida por aqui.

“Não faz sentido que uma loja que recebe 10, 15 pessoas por dia tenha que ficar fechada enquanto um supermercado que recebe milhares de pessoas, uma lotérica que tem aglomeração, estarem abertos”.

O município defende que tem havido queda de novos casos em Cascavel. O prefeito falou que está ansioso por uma resposta sobre como ficará a situação nos próximos dias. O objetivo da prefeitura é que o novo decreto municipal valha a partir de quarta-feira (15).

Acompanhe a manifestação:

(Vídeo: Facebook Paranhos)

 

ENTENDA

Nesta tarde a CGN noticiou que o TJPR determinou que o Município de Cascavel não contrarie as decisões do governo estadual no que se refere à prevenção da Covid-19.

A decisão, dada pelo juiz Luciano Campos de Albuquerque, foi juntada hoje ao processo onde o Ministério Público pedia o fechamento do comércio em Cascavel.

A prefeitura ainda tenta, em outra ação judicial, que a cidade de Cascavel seja excluída do decreto estadual. Este processo que está em primeira instância (em Cascavel) ainda não teve uma decisão, sendo que o Governo do Estado foi intimado a se manifestar.

 

Com CGN

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente