Copagril
Municípios Reconhecimento

Câmara de Palotina homenageia CTG Rancho Amigo com Moção de Aplausos

A moção foi aprovada por unanimidade e reconhece o brilhantismo na manutenção da cultura gauchesca e organização do Rodeio Crioulo Interestadual (Foto: Divulgação)

Durante a Sessão Ordinária de segunda-feira (15), a Câmara de Vereadores de Palotina homenageou o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Rancho Amigo com uma Moção de Aplausos, de autoria do presidente Sansão Pinheiro (PTB). A moção foi aprovada por unanimidade e reconhece o brilhantismo na manutenção da cultura gauchesca e organização do Rodeio Crioulo Interestadual. Um dos maiores eventos do tradicionalismo aconteceu nos dias 5, 6 e 7 no Parque de Exposições João Leopoldo Jacomel. O 25º. Rodeio Crioulo Interestadual atraiu grupos de vários municípios da região e foi considerado um sucesso.

Ao justificar a moção, o presidente da Câmara disse que o CTG Rancho Amigo por meio de seus integrantes faz um bonito trabalho para manter a tradição gaúcha e evidenciar o nome de Palotina. Presente à sessão juntamente com outros membros do CTG, o patrão Erni Scheid disse que a homenagem prestada pelos vereadores é um estímulo para que o trabalho continue ainda com mais entusiasmo. “Agradecemos os vereadores pelo reconhecimento e ao vereador Sansão Pinheiro pela indicação. A família do CTG Rancho Amigo está muito feliz com a homenagem”, destacou.

Casa do Eletricista CÂMERAS

 

História

Os Centros de Tradições Gaúchas são sociedades civis sem fins lucrativos, que buscam divulgar as tradições e o folclore da cultura gaúcha. O Centro de Tradição Gaúcha Rancho Amigo de Palotina foi fundado no dia 20 de setembro de 1987. No mesmo dia e mês é comemorado o Dia do Gaúcho.

Os responsáveis pelo comando dos CTGs recebem a denominação de Patrão. O grupo que junto a ele executam as atividades da diretoria é chamado de Patronagem. Todos os cargos que compõem a Patronagem têm denominações específicas: Patrão, Capataz, 1º e 2º Sota-Capataz, 1º e 2º Guaiaca, Xirú das Falas, Patrão da Campeira, Conselho dos Vaqueanos, entre outros. Também é composto por Departamentos como: Artística, Cultural, Campeira e Esportiva.

O CTG Rancho Amigo já teve como patrões Edgar Freitag (1987-1989), Vilmo Redivo (1989-1992; 1994-1997), Valdecir Letrari (1992-1994), Guido Cláudio Schütz (1997-1998), Odilo A. Furtado (1999-2001/2001-2003/2009-2013), Italino Benetti (2003 a 2007), Roque Sartori (2007-2009) e Milton Redivo (2013-2015).

As atividades tradicionalistas que o CTG desenvolve são: Bailes, Rodeios Crioulos e apresentações Artísticas. A Invernada Campeira leva o tradicionalismo adiante em sua parte do campo, com o tiro de laço (principal) e outras atividades, participando de competições em rodeios Crioulos. As Invernadas Artísticas despontam através das danças tradicionais gaúchas levam o tradicionalismo adiante, fazendo apresentações dentro e fora da cidade e competindo em rodeios artísticos, não só com a dança, mas também com declamações, canto, poesia, violão e gaita. O CTG Rancho Amigo, atualmente, conta com a invernada mirim, pré-mirim, juvenil, adulta e veterana. A Invernada Cultural, composta pelo prendado do CTG que agrega os demais departamentos e organiza eventos que promovem temáticas sociais e culturais para a comunidade em geral, com o intuito de dar visibilidade ao tradicionalismo e seu CTG.

 

Com assessoria 

TOPO