Fale com a gente

Municípios Novidades

Campus da UTFPR de Santa Helena passa a contar com mestrado em 2019

Publicado

em

Foto: Divulgação

O ano de 2018 foi de muitas conquistas para o campus da UTFPR de Santa Helena, conforme avaliação do diretor de graduação, Adelmo Pletsch. “A UTFPR campus Santa Helena completou cinco anos em 05 de outubro. Dois mil e dezoito foi um ano altamente produtivo para o campus, com belíssimas conquistas, tivemos a abertura do curso de Agronomia, na metade do ano, sendo que os alunos já concluíram o primeiro semestre no final de 2018, e também tivemos a abertura da proposta do mestrado, que foi submetido à CAPS e posteriormente aprovada, iniciando suas atividades em 2019. Essas duas conquistas são o grande marco de 2018 para o campus Santa Helena. Além disso, tivemos uma expansão da infraestrutura, recebemos um bloco didático, que possui laboratórios e salas de aula, assim como como recebemos um outro bloco de dois pisos que será utilizado para abrigar as atividades do curso de Agronomia. Posso ressaltar que 2018 foi um ano que trouxe um avanço gigantesco para a instituição em Santa Helena, bem como também para o município e a região”, destaca.

Com a abertura do curso de Agronomia, o campus passa a ter três cursos de graduação: Ciências da Computação, que funciona no período diurno; Licenciatura em Ciências Biológicas, que atua no período noturno; e o curso de Agronomia, que é integral. “Com este terceiro curso, o campus concretiza a primeira etapa do processo de implementação e todas as atividades para essa implementação do curso de Agronomia iniciaram-se ao longo de 2018, o qual os canteiros de obras já estão sendo finalizados para que possamos dar continuidade nesse curso. Temos uma atividade de campo que é a construção das áreas experimentais para que os alunos possam desenvolver seus estudos com práticas de campo e se formarem em período integral para depois atuarem no mercado de trabalho”, pontua o diretor.

 

Reconhecimentos

Segundo ele, 2019 não será diferente dos anos anteriores. “Será um ano de muito trabalho, temos já previsto os reconhecimentos dos cursos de Ciências Biológicas e Ciências da Computação: o de Ciências Biológicas acontece no mês de fevereiro e o de Ciências da Computação acontece em março. Então são dois eventos importantes, o qual temos presente no campus as comissões designadas pelo MEC para fazer o reconhecimento do curso. Esses cursos são avaliados e recebem um conceito de 1 a 5, sendo 5 considerado um conceito ótimo. E estamos trabalhando para que esses cursos possam ter os melhores conceitos possíveis dentro desse reconhecimento. É uma atividade muito importante para o campus, e toda comunidade, os professores, os coordenadores de curso, estão trabalhando ao longo de todo o período, desde a abertura dos cursos, para que tenham um bom conceito no seu reconhecimento. É uma atividade de extrema importância que vai acontecer no primeiro semestre de 2019”, menciona.

Pletsch revela que ao longo do ano há previsão de desenvolver mais uma parte do plano do diretor, o plano de expansão do campus, que será discutido com a comunidade interna e externa. “Vamos discutir sobre qual será o rumo que o campus irá tomar frente à abertura de novos cursos que são de extrema importância para o campus. Precisamos crescer, com o curso de mestrado nós já teremos quatro cursos regulares, mas a intenção é que em um prazo não muito longo consigamos chegar em até seis curso regulares no campus. É uma atividade importante para o ano de 2019. Ttoda a comunidade estará envolvida para que possamos fazer desse campus um dos melhores do sistema. Queremos ofertar cursos que possam receber os nossos alunos, tendo uma boa formação, que possam estar depois atuando no mercado de trabalho”, enaltece.

 

Mestrado

De acordo com o diretor, o curso de mestrado também é considerada uma conquista significativa para o campus, pois se torna o quarto curso regular do campus. “Ele traz uma oportunidade gigantesca para os alunos que já estão se formando, bem como para a comunidade municipal e regional que pretende fazer um mestrado”, conclui.

 

Com RGL

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente