Ecoville – Maior rede de limpeza
Municípios Gestão 2020-2023

Unioeste campus Toledo: diretor do Centro de Ciências Humanas quer fortalecer cursos

(Foto: Divulgação)

À frente do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) do campus de Toledo está o professor César Augusto Battisti, e um de seus objetivos é a melhoria e fortalecimento dos cursos, principalmente os de graduação.

Com formação na área de Filosofia (Doutorado pela USP / Université Paris 7, em 2000), trabalha na Unioeste desde 1990, sendo docente dos cursos de graduação e de pós-graduação em Filosofia (mestrado e doutorado). Ao longo destes 30 anos de Unioeste, além das funções como docente, tem desenvolvido atividades administrativas, de coordenação de curso, de representação e como membro de comissões e de equipes de trabalho. Autor de livros, artigos e traduções na área de filosofia, é atualmente o coordenador do GT Estudos Cartesianos da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF).

Casa do eletricista PRESSURIZADORES

 

Diretor, quais os projetos que o senhor tem para seu Centro na gestão 2020-2023?

De um modo geral, os projetos imediatos e as ações a serem implementadas no Centro devem incidir sobre a melhoria e o fortalecimento dos cursos afetos, principalmente os de graduação. O Centro pretende discutir e propor ações, junto com as coordenações dos cursos, respectivos colegiados e NDEs, que se destinem a pensar problemas e desafios como o da evasão de estudantes, da baixa demanda no vestibular, da avaliação dos cursos, da introdução de novas metodologias de ensino. O maior desafio do Centro diz respeito à dimensão do ensino, algo que implica uma atuação direta dele com os colegiados, de cujo fortalecimento virá também a melhoria das outras dimensões-fins da Universidade, a da pesquisa e a da extensão.

Um outro conjunto de ações a serem concebidas e operacionalizadas se refere à curricularização da extensão e à forma como nossa área do saber dialoga e se abre à sociedade. A exigência legal da curricularização parece servir de oportunidade para repensarmos o ensino e a extensão, nossa forma de inserção social e alternativas para atrair novos estudantes.

Uma terceira frente de trabalho concerne às demandas e dificuldades internas da Universidade, sobre as quais o Centro pretende atuar. O CCHS sempre tem se mostrado profícuo nesse tipo de intervenção, tendo tido um papel fundamental na discussão de políticas e de decisões sobre os rumos da Unioeste.

 

Qual o planejamento, a longo prazo, para a sua gestão?

As ações de longo prazo são um prolongamento das de curto prazo e, em alguma medida, dependem da efetividade e sucesso destas. De um modo geral, o Centro, pautado em princípios éticos, políticos e de gestão universais (e já consagrados como essenciais à universidade pública), pretende zelar pela qualificação da graduação e da pós-graduação, pela qualificação das relações institucionais e das relações humanas.

Dentre as ações a serem destacadas, podemos citar: a luta pelo retorno ao financiamento de atividades de pesquisa e de extensão e de programas voltados a essas dimensões-fins da Universidade; a necessidade de novos cursos de graduação para o Centro; a implementação de uma estrutura de atendimento aos estudantes e às novas demandas da comunidade universitária.

 

Com se compõe o seu Centro hoje?

O CCHS é composto por três cursos de graduação, Filosofia Diurno, Filosofia Noturno e Ciências Sociais (Noturno), e dois cursos de pós-graduação: Filosofia (mestrado e doutorado) e Ciências Sociais (mestrado); oferece atualmente também o curso de especialização em Planejamento Municipal e Políticas Públicas de Fronteiras, Desenvolvimento e Integração. Ele conta com 54 docentes e com aproximadamente 300 estudantes de graduação, com 80 pós-graduandos e 20 estudantes de especialização.

O Centro dispõe, além do espaço em que estão alocados os setores administrativos do centro e dos cursos, de uma estrutura própria, composta por dois pequenos prédios nos quais funcionam as atividades de cada área e os gabinetes dos docentes.

 

Com assessoria

 

Clique e participe do nosso grupo no WhatsApp

TOPO