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Municípios Em votação na Câmara

Carro elétrico e automatizado da Unioeste deve se tornar utilidade pública de Cascavel

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(Foto: Thiago Valdevino/Unioeste)

O projeto de pesquisa e tecnologia do Carro Elétrico e Automatizado, desenvolvido dentro da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), poderá ser reconhecido como de Utilidade Pública em Cascavel. A proposta será apresentada na Câmara de Vereadores na próxima semana.

O projeto do veículo é realizado a partir de um termo de cooperação com o Instituto Brasil de Mobilidade. O reconhecimento de Utilidade Pública, pleiteado pela universidade e o instituto, deverá facilitar e abrir caminhos para novas etapas. O Governo do Estado participa com recursos para o projeto e para a melhoria na estrutura do Núcleo de Inovações Tecnológicas (NIT) da Unioeste.

Nesta quinta-feira (13) o Carro Elétrico e Automatizado foi apresentado a vereadores de Cascavel, durante reunião no laboratório do NIT, com professores e pesquisadores responsáveis pelo projeto, liderados pelo professor Reginaldo Ferreira, além do reitor da Unioeste Alexandre Webber, e do presidente do Instituto Brasil de Mobilidade, Carlos Motta.

O encontro fez parte de uma série de etapas para o reconhecimento do Carro Elétrico e Automatizado como de Utilidade Pública.

Neste momento o protótipo está em trabalho de montagem pelo Instituto, em São Paulo. Os pesquisadores da Unioeste atualmente são os responsáveis por toda a automatização, transformando-o em um veículo totalmente autônomo.

“Este carro é um dos primeiros carros elétricos totalmente brasileiro. São mais de dez anos de desenvolvimento e podemos garantir que tudo o que está sendo criado será importante para Cascavel, para Universidade e todo País”, explicou o professor Reginaldo Ferreira.

Um dos objetivos de tornar o carro de utilidade pública é justamente possibilitar que a atenção se volte a este veículo. “Assim que a Câmara aprovar essa indicação, automaticamente teremos a possibilidade de buscar mais investimentos para pesquisa e desenvolvimento”, contou Carlos Motta, presidente do Instituto Brasil de Mobilidade.

 

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Nesse momento o protótipo está sendo readequado, graças a um último repasse, de um total de R$ 300 mil, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o que deve possibilitar a entrega final em até 180 dias.

De acordo com reitor da Unioeste, Alexandre Webber, toda esta mobilização comprova a importância da universidade pública para a sociedade. “Hoje podemos mostrar, através desse veículo, um pouco de como a universidade é transformadora e resolutiva”, disse.

Com a apresentação realizada para os legisladores, o projeto de torná-lo Utilidade Pública deve entrar em votação na Câmara de Vereadores de Cascavel já na próxima semana.

“Não tínhamos a dimensão do que estava sendo produzido aqui e é muito importante ver de perto para ter a certeza que tornar como de Utilidade Pública é um bem para toda a comunidade”, ressaltou o vereador Celso Dalmolin, autor da proposta que será apresentada nos próximos dias. “Acho importante dizer que todos os envolvidos podem contar com a Câmara, mais uma vez podemos mostrar a importância da Unioeste”.

 

DIFERENCIAL

O carro elétrico produzido pela parceria entre Unioeste e Instituto Brasil de Mobilidade traz como diferencial detalhes importantes, como autonomia elétrica mínima de 200 quilômetros, com possibilidade de aumentar esse alcance; direção elétrica; e valor estimado de aproximadamente R$ 90 mil para comercialização.

 

Com Agência de Notícias do Estado do Paraná

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