Fale com a gente

Municípios Lixo será recolhido

Cascavel faz mutirão de limpeza para combater a proliferação do Aedes aegypti; veja a programação

Publicado

em

Materiais devem ser separados pelos moradores e depositados nas calçadas das residências de acordo com a data indicada (Foto: Reprodução/RPC)

Voluntários e servidores da Prefeitura de Cascavel começam nesta quinta-feira (11) um mutirão contra a dengue. Até sábado (13), a ação estará recolhendo lixo em todos os bairros da cidade.

O mutirão acontece uma semana após a divulgação do Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa) da cidade. Segundo o Setor de Controle de Endemias da Secretaria de Saúde de Cascavel, o índice médio ficou em 2,9%. O Ministério da Saúde indica índices abaixo de 1% como aceitáveis.

Para a ação de limpeza, um comitê de mapeamento dividiu a cidade em três áreas. Em cada dia, as equipes estarão recolhendo o lixo, que deve ser deixado pela população devidamente separado nas calçadas.

Veja abaixo a programação de bairros:

  • Quinta-feira (11): Alto Alegre, Parque Verde, Recanto Tropical, Coqueiral, Loteamento FAG, Santa Cruz, Esmeralda, Santos Dumont, Guarujá, XIV de Novembro e Centro (Rua São Luiz – Maranhão).
  • Sexta-feira (12): Brasmadeira, Interlagos, Cataratas, Morumbi, Periolo, Floresta, Brasília, Canadá, Country e Cancelli.
  • Sábado (13): Maria Luiza, Neva, Parque São Paulo, Santa Felicidade, Universitário, Cascavel Velho, Região do Lago, Pacaembu e São Cristóvão.

Para os moradores dos bairros que passarão pelo mutirão na quinta (11) e não puderem deixar o lixo na calçada, a prefeitura recomenda que levem os materiais para os pontos de apoio. Três pontos terão uma caçamba de lixo para o descarte dos materiais. As caçambas estarão nos seguintes locais:

  • 14 de Novembro/Guarujá: Salão da Capela São Sebastião, na Rua da Amizade, 700. Caçambão: Fundos da Escola Ana Neri.
  • Santa Cruz/Esmeralda/Santos Dumont/FAG: Praça CEU, na Av. Tito Muffato esquina com Rua Caiçaras. Caçambão: Fundos do CEU das Artes.
  • Alto Alegre/Coqueiral/Tropical/Parque Verde: Salão Comunitário Aclimação, na Rua Recife, 5.333. Caçambão: Fundos do Centros de Iniciação Esportiva – Campo do Palmeiras.
  • Centro: Barracão Territórios, na Rua Vitória, esquina com a Avenida Assunção.

 

Como separar

Para o descarte correto, a organização do mutirão orienta que a população faça a separação de lixos recicláveis em sacos de lixo. Pneus, lixo pesado e volumosos, como móveis, e eletrônicos também podem ser descartados.

Para que as equipes recolham o material, a prefeitura orienta que os moradores façam a limpeza dos quintais e depositem o lixo nas calçadas no dia da coleta. De acordo com a organização, a prefeitura fará o descarte correto do material recolhido.

A Prefeitura de Cascavel informou que distribuiu 50 mil sacos de lixo para a população. Os sacos foram entregues em escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

 

Dengue em Cascavel

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel, a cidade tem 146 casos de dengue confirmados. No dia 5, a Secretaria de Saúde do Estado do Paraná (Sesa) confirmou a primeira morte pela doença na cidade no ano.

Em todo o Paraná, mais de 2,5 mil casos de dengue já foram confirmados pela Sesa. Setenta e oito municípios estão em risco de epidemia e outros 117 em estado de alerta, conforme a secretaria.

 

Com RPC Cascavel e G1 PR 

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente