Fale com a gente

Municípios Em Cascavel

Casos de abusos sexuais aumentaram 22% em 2018

Publicado

em

Foz do Iguaçu vem logo atrás com 181 casos em 2017 e 215 em 2018 (Foto: Divulgação)

A dignidade sexual é um direito de cada cidadão que pode fazer suas escolhas livremente. Mas infelizmente os casos de abusos ainda contrariam esse pensamento. A secretaria de segurança do estado divulgou dados que mostram os números de pessoas que sofreram algum tipo de abuso. Em 2017, Cascavel registrou 236 casos e em 2018 289, um aumento de 22,46%.

Foz do Iguaçu vem logo atrás com 181 casos em 2017 e 215 em 2018, uma variação porcentual de 18,7%. Toledo totalizou 183 pessoas abusadas em 2017 e 226 em 2018, aumento ainda maior de 23,50%. Dentro desses números são diversos públicos, inclusive crianças e adolescentes.

Em 2018 a secretaria de assistência social de Cascavel por meio do CAPS – Centro De Atendimento Psicossocial atendeu crianças de 06 anos até adultos de 59 anos que foram vítimas de abuso. O público feminino foi o que mais precisou de assistência somando 66 pessoas.

Cascavel se tornou referência em rede de proteção com um amplo quadro de profissionais como psicólogos e assistentes sociais que buscam amenizar o sofrimento de quem foi vítima de algum tipo de abuso.

A proteção especial presta um trabalho para fortalecer a família de quem teve os direitos violados. Os profissionais buscam entender o acontecimento e realiza visitas a domicilio para a vítima.

Existem casos de abusos que acontecem no próprio ceio familiar e aí a situação é um pouco mais complicada, já que a rede de proteção precisa afastar a vítima da família. Se forem crianças e adolescentes eles são encaminhados para o serviço da família acolhedora. São pessoas voluntárias que cedem a casa e passam a compartilhar da história sofrida. Tudo isso é acompanhado pelo núcleo de assistência social.

A pessoa que passa por um trauma de abuso, seja ele estupro, importunação sexual ou qualquer outro que tire a liberdade do indivíduo pode carregar consigo impactos negativos. Mas diante disso é preciso saber que existem profissionais que podem ajudar a fazer com essa situação seja esquecida ou ao menos amenizada.

 

Com Catve.com

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente