Fale com a gente

Municípios 1,6 mil litros de água/segundo

Cataratas do Iguaçu está com vazão normal após longo período de estiagem

Publicado

em

Foto: Nilton Rolin/Cataratas SA

A vazão do Rio Iguaçu, nas Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, passou de 1,6 milhão de litros por segundo na tarde de sexta-feira (4), conforme a Companhia Paranaense de Energia (Copel).

A média considerada normal para as quedas é de 1,5 milhão de litros, mas esse volume estava baixo nos últimos dias por causa da estiagem. Na terça-feira (1º), a vazão registrada foi de 427 mil litros por segundo.

A chuva que aumentou a vazão foi registrada nas nascentes e afluentes do Rio Iguaçu, nas regiões leste e sul do estado. O rio nasce na região de Curitiba, atravessa o estado, e deságua em Foz do Iguaçu, nas Cataratas.

O estado enfrenta uma crise hídrica diante da estiagem.

Em abril deste ano, as Cataratas chegaram a registrar 259 mil litros de água por segundo, o que representa 17,2% da vazão normal.

O Parque Nacional do Iguaçu, sede das Cataratas, foi reaberto ao público em 04 de agosto, após ser fechado ainda em março. Em junho, o parque voltou a funcionar por 20 dias após medidas restritivas contra a Covid-19.

Atualmente, as Cataratas têm recebido 525 visitantes por hora como forma de restrição na pandemia. A média de visitação tem sido de 1,5 mil pessoas por dia.

 

Com G1

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente