Fale com a gente

Municípios Saúde

Centro Cirúrgico do Hospital Universitário realiza 450 cirurgias ao mês

Publicado

em

Foto: Divulgação

O Centro Cirúrgico do Hospital Universitário realiza 450 cirurgias/mês, das quais 45% são da ortopedia, serviço de alta complexidade do hospital, e as demais das áreas de cirurgia geral, pediátrica, neurocirurgia, do Centro de Atenção e Pesquisa em Anomalias Crânio Faciais. A estatística é da Coordenação do Centro Cirúrgico (CC), que realiza levantamentos periódicos sobre a unidade.

A coordenadora do CC, Shirley Berté, explica que o Hospital conta com um quadro cirúrgico altamente preparado para atender todas as necessidades dos pacientes submetido à cirurgias, desde mais simples até as mais complexas. O corpo clínico do HUOP tem cerca de 50 cirurgiões, além de outras equipes de enfermeiros e profissionais de suporte.

O centro cirúrgico é um setor localizado na instituição hospitalar composta por várias áreas interligadas entre si, proporcionando condições para a realização do ato cirúrgico seguro. Este setor pode ainda ser definido também como uma área complexa, de acesso restrito, com particularidades na sua estrutura física que atendem normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

O centro cirúrgico agrega área de acesso normal e área de acesso restrito, contando com sala para equipamentos, vestiários com banheiro, ala administrativa. Está localizado no interior do Hospital, numa área de de fácil acesso às demais unidades do hospital, principalmente aos setores de internação, pronto-socorro, centro de terapia intensiva .Os paciente que saem do centro cirúrgico seguem para uma sala de recuperação, aguardando de uma a duas horas, antes de ir para enfermaria, ou para Unidade de Terapia Intensiva, anexo ao complexo.

A sala cirúrgica segue parâmetros, como controle individual de temperatura;barreira física, aterramento antiderrapante, ar-condicionado central, entre outros alicerces.

A equipe tem conexão com laboratórios, radiologia, banco de sangue. A equipe do HUOP é composta por médicos anestesistas; médicos cirurgiões; enfermeiros; técnico de enfermagem; auxiliar de enfermagem; instrumentadores cirúrgicos; auxiliares.

O HUOP realiza cirurgias de urgência e emergência, que dão entrada pelo Pronto Socorro e também agendadas via central de leitos.

 

Área restrita

São permitidos somente a entrada de pessoas pertencentes à área de saúde, com autorização da chefia do setor e do chefe da equipe cirúrgica; roupa privativa do centro cirúrgico não deve ser utilizada em outros setores do hospital; somente entram na entrada na área crítica de devidamente paramentadas; Para controle de infecção, o centro cirúrgico é dividido em três áreas: área irrestrita, de circulação livre e acesso ao corredor de entrada; áreas semirrestritas, com maior controle; e, por fim, área irrestrita, com a equipe usando máscaras e gorro conforme normas rigorosas.

 

Com assessoria 

Copyright © 2017 O Presente