Fale com a gente

Municípios Quatro Pontes

Cerimônia de formatura marca entrega de diploma de conclusão do EJA

Publicado

em

Foto: Divulgação

A Câmara de Vereadores foi palco, ontem (02), de cerimônia de formatura para entrega de certificado de conclusão do Fundamental I da Educação de Jovens e Adultos (EJA) às alunas Euciete Gonçalvez de Souza e Liria Perius, em Quatro Pontes. O ato solene, organizado pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, ainda contemplou uma homenagem aos professores Vando Golfetto, Lizandra Scharz, Jiane Spengler e Sandra Biffe, além da supervisora pedagógica e coordenadora do EJA, Rosali Schmoller, e da zeladora Michele Ilgelfritz. A cerimônia foi prestigiada pelo secretário de Administração, vice-prefeito Tiago Hansel, presidente da Câmara de Vereadores, Pedrinho Tonelli, além da secretária de Educação, Cultura e Esportes, Araceli Basso Tauchert, vereadores, demais secretários e diretores municipais, familiares e amigos.

O EJA foi retomado em Quatro Pontes neste ano, através de solicitação da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes ao Núcleo Regional de Educação de Toledo e à Secretaria de Estado da Educação, a fim de oportunizar à população o direito de ensino, permitindo a inclusão do cidadão e oferecendo possibilidades de educação para aqueles que, por diferentes questões, não puderam se alfabetizar. As aulas gratuitas continuam sendo ministradas de segunda à sexta-feira para cinco alunos, junto à Escola Municipal Dona Leopoldina, das 19 às 22h15.

A aluna Euciete Gonçalvez de Souza agradece pelo apoio recebido em toda jornada de estudos. “Agradeço ao Poder Público, secretaria e professores que nos incentivaram a não desistir. Nunca é tarde para começar a estudar e ir em busca dos nossos sonhos. Sou da Bahia, de uma cidade pequena, e para minha família, principalmente eu, ter esse diploma em mãos é uma alegria muito grande. Meu pai sempre sonhou em me ver formada. Esse é o meu primeiro passo e não vou desistir dos meus objetivos. Também agradeço o apoio de minha mãe. Ela perdeu a visão, porém pôde sentir a minha vitória e se alegra muito por isso”, diz.

Já a aluna Liria Perius avalia a formatura como um momento muito especial. “Tive a oportunidade de estudar novamente. Anos atrás havia desistido, pois não tinha como me deslocar até outra cidade. Com o EJA em Quatro Pontes decidi começar os estudos e quero continuar. Inclusive convido outras pessoas a ingressar no EJA. Agradeço ao Poder Público pelo apoio, professores e toda a equipe da escola”, afirma.

 

EJA FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO

Por outro lado, o município iniciou no mês de fevereiro as aulas do EJA Fundamental II e Ensino Médio, atendendo uma turma composta por 13 alunos, na Escola Municipal Dona Leopoldina. Apesar da boa iniciativa, o número mínimo exigido pela Secretaria de Estado da Educação é de 20 estudantes, algo que até então Quatro Pontes não alcançou e por isso os alunos são levados todos os dias até o Colégio Paulo Freire, em Marechal Cândido Rondon, mediante auxílio transporte da secretaria municipal.

A intenção, conta a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Araceli Basso Tauchert, é que mais pessoas de Quatro Pontes, incluindo Novo Sarandi, Dois Irmãos e Vila Ipiranga, se inscrevam junto ao Colégio Paulo Freire para que as aulas retomem ao município, evitando, inclusive, a desistência dos alunos que no momento recebem o ensino, além de oportunizar aprendizado a um número maior de pessoas em vista da facilidade de frequentar as aulas.

 

Com assessoria 

Copyright © 2017 O Presente