Copagril
Municípios Serviço obrigatório

Cinco mil eleitores ainda precisam fazer o cadastramento biométrico na comarca rondonense

(Foto: Joni Lang/OP)
  • Movimento no Fórum Eleitoral é considerado baixo: com possibilidade de receber 400 pessoas, apenas 70 eleitores têm se dirigido ao local diariamente para o cadastramento (Foto: Joni Lang/OP)

  • (Foto: Joni Lang/OP)

  • Comparecimento é obrigatório a todos os eleitores, independente de idade ou escolaridade: procedimentos demoram em torno de 12 minutos (Foto: Joni Lang/OP)

  • Assinatura digital é um dos passos do cadastramento eleitoral (Foto: Joni Lang/OP)

  • Agendamento segue até o dia 22, depois atendimento será por ordem de chegada (Foto: Joni Lang/OP)

A pouco mais de 20 dias para o término do período de cadastramento biométrico, 5.243 eleitores da comarca rondonense ainda não atualizaram as suas informações cadastrais. Os dados são do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).

Segundo o chefe do Cartório Eleitoral de Marechal Cândido Rondon, Fábio Gealh, Mercedes e Pato Bragado se destacam na atualização eleitoral, com 83% e 78% dos eleitores cadastrados na biometria. Em Marechal Rondon 73% do eleitorado efetuou o cadastramento biométrico, enquanto Quatro Pontes tem o menor índice, com 72%.

Casa do Eletricista folha LORENZETTI

“Os percentuais apresentados mostram que 128 eleitores de Mercedes e 228 de Pato Bragado ainda precisam trocar o título. Em Quatro Pontes são 470 cidadãos que necessitam atualizar seus dados e em Marechal Rondon 4.417 pessoas ainda não fizeram o cadastramento biométrico”, expõe.

Na análise de toda a comarca, que conta com 50.191 eleitores aptos a votar, em torno de 76,5% está em dia com o cadastramento dentro dos critérios do TRE.

 

AVALIAÇÃO

De acordo com Gealh, o número atual de comparecimento é considerado relativamente baixo. “A procura está baixa, pois é possível atender 400 pessoas por dia, quando hoje é prestado atendimento a aproximadamente 70 eleitores por dia”, comenta, acrescentando: “Este é o último mês para o cadastramento biométrico e faltam em torno de 4,4 mil eleitores rondonenses atualizarem os seus dados. É bem arriscado para quem deixar para a última hora porque haverá fila e essas pessoas vão aguardar mais tempo para serem atendidas”.

Com uma população de pouco mais de 50 mil eleitores nos quatro municípios atendidos na comarca rondonense, Mercedes e Pato Bragado são destaques devido ao alto comparecimento dos moradores para ficarem em dia com a Justiça Eleitoral. “Acredito que terá um pequeno número de cancelamentos devido a pessoas que se mudaram de cidade, no entanto permanecem como eleitoras dessas localidades”, menciona o chefe do Cartório Eleitoral de Marechal Rondon.

Segundo ele, uma equipe formada por 18 pessoas trabalha no período das 12 às 18 horas no atendimento ao eleitorado dos quatro municípios. “O atendimento acontece exclusivamente no Cartório Eleitoral em Marechal Rondon, sendo que há possibilidade de agendamento das 13h30 às 17 horas até o próximo dia 22, véspera da última semana de atendimento. Dos dias 25 a 29 de novembro o atendimento será por ordem de chegada”, destaca.

Gealh enaltece que o atendimento no Cartório Eleitoral é bastante ágil, levando em torno de 12 minutos entre início e fim do procedimento. “O eleitor chega, os dados pessoais são coletados, como endereço, telefone, ocupação, e em seguida ocorre a escolha do local de votação, tendo em vista a redução de locais para votar e de outros que já estão lotados. Depois há coleta de dados biométricos, assinatura, coleta de fotos e identificação das digitais. Por isso sugerimos aos eleitores que ainda não o fizeram para que compareçam o quanto antes ao Cartório Eleitoral. Como hoje o movimento é baixo, as pessoas são atendidas sem enfrentar fila”, recomenda.

 

OBRIGATORIEDADE

Ele lembra que o cidadão que não realizar o cadastramento biométrico até o próximo dia 29 terá o seu título cancelado e não poderá participar das eleições de 2020, e por consequência perderá o documento. “É obrigatório o comparecimento e o cadastramento biométrico a todos os eleitores com domicílio em qualquer um dos quatro municípios da comarca. Independente da obrigatoriedade de voto, o comparecimento é necessário, seja por idade ou escolaridade para evitar o cancelamento. O idoso que pretende votar nas eleições do ano que vem deve comparecer e efetuar o cadastramento biométrico”, enaltece.

 

INSCRITOS NA 121ª ZONA ELEITORAL

Marechal Cândido Rondon 37.834

Mercedes 4.545

Pato Bragado 4.248

Quatro Pontes 3.564

TOTAL 50.191

* Números atualizados até 24 de maio de 2019

 

FALTA CADASTRAR BIOMETRIA

Marechal Cândido Rondon 4.417 eleitores

Mercedes 128 pessoas

Pato Bragado 228 eleitores

Quatro Pontes 470 eleitores

TOTAL 5.243

* Dados oficiais do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR)

 

O Presente

TOPO