Ford Ka 2020
Municípios Marechal Rondon

Ciretran passa a atender por agendamento a partir de segunda-feira

Diretora-chefe do Ciretran de Marechal Rondon, Tatiane Cardozo, em visito ao O Presente: “É uma mudança para aprimorar os nossos serviços. A comunidade terá de esperar menos e os servidores terão seu trabalho dinamizado. Será melhor para todos” (Foto: O Presente)

A partir de segunda-feira (18) cinco unidades do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) passam a atender as demandas da sociedade por meio de agendamento. Migram do sistema presencial para o agendamento os serviços de habilitação, veículo e assuntos ligados às infrações de trânsito.

Capanema, Matelândia, Palotina, Santa Izabel do Oeste e Marechal Cândido Rondon são os municípios encaixados no novo perfil. O objetivo com a mudança no formato é facilitar o atendimento ao usuário.

Casa do eletricista TRATAM. E ACESS.

Os agendamentos devem ser realizados através do site do Detran Paraná ou por meio do Detran InteliGente.

De acordo com a diretora-chefe da 35ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), de Marechal Cândido Rondon, Tatiane Marchi Cardozo, a medida vai possibilitar melhorias na distribuição dos serviços na unidade. “Em determinados dias, atendíamos 250 pessoas e em outros somente 150. Então, essa é uma forma de parear a quantidade de atendimentos diários”, expõe.

 

COMODIDADE E RAPIDEZ

Conforme Tatiane, devido ao constante movimento de pessoas que havia na unidade, tanto atendentes quantos os cidadãos eram prejudicados, seja pela demora ou pela pressão do trabalho. “Não é uma mudança para dificultar, mas, sim, para aprimorar os nossos serviços. A comunidade terá de esperar menos e os servidores terão seu trabalho dinamizado. Será melhor para todos”, enaltece.

 

PERÍODO DE TRANSIÇÃO

A diretora-chefe explica que foram realizadas reuniões e treinamentos a respeito dos atendimentos agendados. Ela diz que a equipe está preparada para tomar todo o cuidado, principalmente neste período inicial. “Teremos uma atenção especial aos moradores dos municípios vizinhos que o Ciretran atende, como Mercedes, Quatro Pontes, Nova Santa Rosa, Entre Rios e Pato Bragado. Nós vamos orientar as pessoas e fazer o possível para que estas não saiam sem o atendimento”, garante.

 

AGENDAMENTO

A cada agendamento, o cidadão poderá realizar até três serviços. Sem haver limite de tempo, Tatiane explica que cada tipo de atendimento tem uma direção e, desse modo, alguns gastarão cinco minutos enquanto outros levarão 30 minutos. “Nós vamos encaixar os atendimentos. No dia a dia a equipe vai se adaptar ao sistema e poderá aperfeiçoá-lo à realidade de Marechal Cândido Rondon”, menciona.

Em caso de falta de documento, o atendente deixará o atendimento em aberto para que o solicitante busque o que falta e retorne à unidade. “Isso pode ser feito durante um dia. Se o cidadão conseguir retornar, deve realizar o check-in novamente na unidade e aguardar a sua senha. Ao fim do dia, todos os atendimentos são dados como encerrados”, salienta.

 

COMO FAZER?

Para agendar horário, basta acessar o site do Detran Paraná (http://www.detran.pr.gov.br/), ir até o campo “Agendar presencial” e clicar no ícone “Agendar”. A página será direcionada para o início do cadastro: informe seu CPF e clique em “Não sou um robô”. Depois, a página pedirá que você informe o assunto e o serviço do atendimento.

Feito isso, a próxima etapa é selecionar em que unidade deseja ser atendido, a data e o horário, conforme os espaços disponíveis no momento e confirme o agendamento. Por fim, clique no ícone “Emitir protocolo de agendamento” e o procedimento está feito.

Outra maneira de realizar o atendimento é através do aplicativo Detran Inteligente, disponível Play Store e Apple Store, e no terminal de atendimento localizado na Ciretran de Marechal Rondon, facilitando para aqueles que não têm acesso à internet.

A orientação é para que as pessoas compareçam no dia e no horário agendado, e lembrem-se de realizar o check-in ao chegar na unidade, para que o sistema reconheça a presença.

 

O Presente

TOPO