Fale com a gente

Municípios Acim

Com ações inovadoras, Associação Comercial de Mercedes aproxima associados e consumidores

Publicado

em

Presidente da Acim, Charles Cardoso de Aguiar, durante visita ao O Presente (Foto: O Presente)

De olho na melhor época do ano de vendas do comércio, a Associação Comercial e Industrial de Mercedes (Acim) lança nesta semana a campanha “Natal Premiado”. “O objetivo é atrair os consumidores oferecendo a possibilidade deles serem premiados. Serão sorteados 30 vales-compras para serem gastos no comércio local. O ganhador receberá uma espécie de moeda própria da Associação e, com ela em mãos, poderá consumir nos comércios e empresas que aderiram à promoção”, expõe o presidente da entidade, Charles Cardoso de Aguiar.

Na reta final do seu mandato à frente da Acim, ele falou à reportagem de O Presente sobre o desafio de manter o consumidor comprando no comércio local, enalteceu as campanhas realizadas ao longo do ano e destacou as ações e inovações promovidas pela atual diretoria (2018/2020).

 

MAIS PERTO DO CONSUMIDOR

Aguiar afirma que, apesar de a economia se manter estagnada ao longo de 2019, refletindo no comércio, a Associação Comercial e Industrial de Mercedes conseguiu cumprir seus objetivos perante o quadro de associados. “O foco principal é estimular e manter o consumidor mercedense comprando no comércio local”, enaltece.

Atualmente, a Acim conta com 140 empresas associadas.

 

INOVAÇÃO

A campanha “Natal Premiado” é apenas uma das encabeçadas pela Acim ao longo do ano. Outras promoções, como as alusivas ao Dia dos Pais e ao Dia das Mães, também fomentaram o comércio de Mercedes em 2019.

Para atrair o consumidor e aproximá-lo ainda mais dos associados, a fim de alavancar as vendas constantemente, a atual diretoria da Acim colocou em prática outra estratégia: inovação. “Inovamos. Antigamente os sorteios eram feitos na Associação Comercial e não eram atrativos. Hoje eles são realizados em frente a empresas, bancos e instituições associadas, de modo a atrair o público em geral”, comenta Aguiar.

Nestas ocasiões, segundo ele, o comércio, que serve de palco para os sorteios, realiza promoções, possibilitando verdadeiras festividades no município, beneficiando todos os envolvidos. “Essa nova maneira de realizar os sorteios está dando certo. As pessoas estão gostando”, avalia.

O presidente da Acim destaca ainda o novo modelo de campanhas adotado nesta gestão, com o sorteio de vários prêmios ao invés de um. “Um prêmio grande beneficia somente uma pessoa e vários prêmios menores possibilitam que mais pessoas sejam premiadas”, salienta.

 

AÇÕES E DESAFIOS

Para Aguiar, estar à frente de uma associação comercial é um grande desafio. “Começamos nossa gestão com um desafio muito grande, que foi realizar uma festa ao Dia do Trabalhador. Em parceria com a prefeitura, alugamos o Clube Grêmio e planejamos um dia inteiro de atividades. Foram servidos aproximadamente 500 almoços e promovidas muitas brincadeiras”, relembra.

Ele enfatiza os inúmeros treinamentos, cursos e palestras planejados e realizados nesta gestão. “Um dos eventos que teve maior aceitação do público foi o treinamento com a Roberta Pasqualatto (consultora de imagem e personal stylist com certificação internacional) com enfoque nas mídias sociais para o comércio. Houve grande adesão. Os participantes buscavam formas de divulgar seus produtos e serviços, e ela cuidou disso. Fez dois dias de treinamento e foi in loco nas empresas para desenvolver junto aos empresários e funcionários algo específico para eles, conhecendo verdadeiramente os produtos”, menciona.

Outro evento de destaque promovido pela entidade, acrescenta, aconteceu na primeira semana deste mês: o desfile da coleção inverno/verão. “Foi uma festa com a temática Hawaii, música ao vivo e passarela sobre a piscina. O comércio se preparou e foi até lá expor seus produtos. Foi um evento animado”, aponta.

O presidente da Acim ressalta ainda a parceria feita com a Unimed e o Grupo Sempre Vida viabilizando a oferta de planos de saúde aos associados.

No âmbito administrativo, Aguiar diz que foi possível capacitar a Associação Comercial para emitir certificação digital. “Antes tínhamos que nos deslocar até Marechal Cândido Rondon para realizá-la. Depois de treinamento e preparo das colaboradoras, a Acim está emitindo certificação digital há aproximadamente dois meses”, informa.

Outro marco da atual diretoria, conforme Aguiar, é a atualização do estatuto da Acim. “Decidimos rever e atualizar os termos que estavam estagnados há dez anos. O processo está passando por conferência e, feito isso, serão divulgadas datas para o novo processo eleitoral, visto que, a partir dessa reformulação, o mandato passará a ser de um ano, podendo se estender a dois”, explica.

 

MUDANÇA

Em relação à eleição da nova diretoria, que vai acontecer no ano que vem, em data a ser agendada ainda, Aguiar comenta que tem disposição para integrá-la, mas, dessa vez, em outro cargo, que não seja presidente ou vice-presidente. “É fundamental mudar. A gestão precisa se oxigenar, e se eu me candidatar à presidência novamente, irei na contramão disso. Então, é importante dar oportunidade a outras pessoas”, pontua. “A sociedade precisa de novos líderes, senão fica sempre nas mãos dos mesmos, como na política. Aí cria-se vínculo e as coisas acabam estagnadas”, amplia.

Na opinião do empresário, além da mudança na direção da Acim, o ano 2020 traz grandes expectativas para o comércio, com perspectivas mais positivas no cenário econômico. “É preciso ter coragem para investir e correr riscos calculados. Se reinventar e inovar são desafios diários. O comércio precisa estar sempre preparado e ter um diferencial. Para isso, o plano de ação tem que ser remodelado constantemente”, finaliza.

 

NATAL PREMIADO

A campanha “Natal Premiado” começa nesta semana, com a distribuição de cupons a partir desta quarta-feira (20), estendendo-se até o dia do sorteio, 27 de dezembro.

Os consumidores que comprarem produtos nas empresas associadas da Acim e participantes da promoção ganham cupons para concorrer ao sorteio de 30 vales-compras para serem gastos no comércio local.

A campanha está disposta da seguinte forma: do 1° ao 13° cupons sorteados, os vales-compras são de R$ 200; do 14° ao 23° cupons, os vales-compras são de R$ 250; do 24° ao 29° cupons os vales-compras são de R$ 500 e o 30° cupom sorteado será um vale-compra de R$ 1,5 mil.

O sorteio está marcado para acontecer em frente ao Supermercado Rainha, no dia 27 de dezembro.

 

O Presente

Copyright © 2017 O Presente