Fale com a gente

Municípios Situação de emergência

Com quase 17 mil notificações de dengue, Foz do Iguaçu usa drones para fiscalização de combate a focos

Equipamentos foram doados pela Receita Federal

Publicado

em

(Foto: Pedro Ribas/ANPr)

Com quase 17 mil notificações de dengue a Secretaria da Fazenda de Foz do Iguaçu, está usando drones para fiscalização de combate de focos da doença na cidade. Os equipamentos foram doados pela Receita Federal.

A cidade já contabiliza mais de 1,1 mil casos confirmados da doença e três mortes no atual ano epidemiológico iniciado em agosto de 2022.

Conforme a secretaria, estão sendo intensificadas as ações de fiscalização a imóveis e terrenos de difícil acesso com o uso dos equipamentos. As equipes têm percorrido locais denunciados pelos moradores via central 156 ou pelo aplicativo eOuve.

Locais com presença de água e lixo acumulado, focos do mosquito ou outras situações em que seja identificado o risco à propagação da dengue, a Secretaria da Fazenda emitirá multa ao proprietário, que pode chegar a R$ 10,7 mil.

A multa será aplicada em dobro caso não seja feita limpeza três dias após a autuação.

A multa está prevista em decreto recente de situação de emergência na cidade devido à epidemia de dengue e alerta da introdução da Chikungunya na fronteira.

O decreto notifica todos os proprietários e/ou responsáveis de imóveis a cumprir o Código de Posturas e manter limpos os quintais, terrenos e edificações, retirando todo o mato, lixo e materiais que acumulem água e possibilitam a criação do Aedes aegypti.

Com G1

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente