Fale com a gente

Municípios Secretaria de Educação

Com retorno das aulas presenciais escalonadas, escolas da rede municipal de ensino de Mercedes estão de portas abertas

Publicado

em

(Fotos: Divulgação)

As aulas na rede municipal de ensino de Mercedes retornam no próximo dia 22. Entretanto, nesta semana os alunos estão tendo a oportunidade de conhecer o ambiente escolar.

Nos últimos dias, colaboradores das instituições de ensino do município mercedense trabalham para adaptar os ambientes com os novos protocolos de segurança sanitária e assim recepcionar da melhor e mais segura forma os estudantes.

Desde o dia 20 de março de 2020 os estudantes não visitavam as instituições de ensino do município. Na visita, os responsáveis pelos alunos são orientados sobre como irá funcionar o protocolo de retomada as aulas e, após as explicações, é assinado um termo de responsabilidade para permitir o retorno do estudante a instituição de forma física. Por outro lado, os responsáveis tem o direito de manter o aluno em casa estudando de forma remota.

A secretária de Educação e Cultura de Mercedes, Juciane Brum, detalha como deve ser o calendário deste início de ano letivo. “Estaremos em um sistema híbrido, que contempla o ensino remoto, presencial e escalonado. Nesse primeiro momento, acontece essa passagem pelas escolas, a fim de que se conheçam os professores, sejam passadas as orientações e assinado o termo. Na próxima semana e até o dia 22, a retomada se dá de modo remoto, com as crianças vindo apenas conhecer o espaço. A partir do dia 22, temos toda a preparação para a retomada presencial no sistema escalonado”, informa.

De acordo com a secretária, ainda não há protocolos relativos aos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). “Nesse início teremos essa modalidade do quinto ano ao Infantil IV. Assim que tivermos as primeiras respostas dessa tentativa de retomada, a ideia é, pela metade de março, iniciar tratativas na modalidade Cmei pelo menos até o Maternal I”, adianta.

Juciane fala ainda sobre os termos de responsabilidade que os responsáveis pelo estudantes devem assinar. “Há três termos que os pais podem optar por assinar. Um traz a opção pelo ensino presencial, com a participarão do aluno nos períodos de escalonamento presencial. Outro termo é para a criança que está no grupo de risco, que automaticamente fica amparada pelo sistema remoto. O último termo é para famílias que, por ventura, não se sintam seguras para trazer o seu filho e querem avaliar como será a retomada – podem optar pelo sistema remoto, mesmo não sendo do grupo de risco”, menciona ela, emendando que o termo pode ser alterado conforme o desejo dos pais.

 

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente