Fale com a gente

Municípios Incentivo ao hábito de leitura

Concurso premia melhores leitores de Maripá

Publicado

em

(Foto: Camila Angst/Assessoria)

A 16ª edição do concurso Passaporte do Leitor teve mais de 2 mil histórias lidas e resumidas pelos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e do EJA (Educação de Jovens e Adultos) da rede municipal de ensino de Maripá. Desenvolvido pela Secretaria de Educação, Cultura e Desporto por meio da Biblioteca Pública Cidadã Professora Marlene Alenbrant, o objetivo do concurso é incentivar e melhorar o hábito de leitura entre os alunos, visando à formação de leitores críticos e responsáveis.

Para a secretária de Educação Cultura e Desporto, Janaína Müller Geraldi, o incentivo à leitura é fundamental para uma boa formação das crianças. “Incentivar a leitura e estar engajado com ações que envolvem educação é dever de todos, porém a colaboração da família, dos professores e colaboradores é fundamental para o sucesso do projeto, que premia cada um dos alunos com o conhecimento, acima de tudo”, destaca.

O concurso premiou o primeiro colocado de cada turma participante com um certificado, um livro e um passeio para local turístico e o segundo e terceiro colocados com certificado e um livro. Além disso, os 10 melhores leitores do município tiveram uma premiação especial com valores em dinheiro, patrocinado pelo comércio e indústria local e pessoas da comunidade. A entrega da premiação especial foi realizada na quarta-feira (20), no Centro Cultural.

De acordo com a responsável pelo projeto, Teresinha Steffens, a leitura e a escrita fazem parte da vida escolar, e o projeto Passaporte do Leitor visa incentivar o desenvolvimento dessas habilidades nos alunos. “É através do concurso com premiação que desenvolve-se o conceito do reconhecimento do esforço realizado pelo pequeno cidadão, que lê as histórias e as relata com seu ponto de vista. Não realiza a cópia, mas elabora o texto, manifestando sua opinião e produzindo conhecimento”, ressalta.

A avaliação dos passaportes foi realizada por uma comissão formada por pessoas da Equipe de Ensino e Cultura da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, relacionadas à área de ensino e com conhecimento em literatura infantil e infanto-juvenil. Os quesitos analisados envolvem a qualidade dos resumos, juntamente com a quantidade de livros e páginas lidas e resumidas.

 

CLASSIFICAÇÃO

1º lugar: Maicon Gabriel Brizuela – 1º A – Escola Municipal Pedro Álvares Cabral

2º lugar: Rafael Krebs Saibel – 2º A – Escola Municipal Pedro Álvares Cabral

3º lugar: Vitor Gabriel Soares Dos Santos – 5º C – Escola Municipal Professor Leopoldo Kuroli

4º lugar: Leonardo Seling – 3º Ano A – Escola Municipal Pedro Álvares Cabral

5º lugar: Kauan Pedro Neivert – 1º Ano A – Escola Municipal Pedro Álvares Cabral

6º lugar: Luiz Henrique Soares Storms – 2º Ano C – Escola Municipal Professor Leopoldo Kuroli

7º lugar: Andrielli Vitória Camargo Sponchiado – 3º Ano A – Escola Municipal Pedro Álvares Cabral

8º lugar: Michele Plasido – 4º Ano A – Escola Municipal Professor Leopoldo Kuroli

9º lugar: Ana Paula Grams – 4º Ano D – Escola Municipal Professor Leopoldo Kuroli

10º lugar: Raiane Cipriano Ribeiro da Silva – 5º Ano A – Escola Rural Municipal Eça de Queiroz

 

Com assessoria

Copyright © 2017 O Presente