Municípios Comsea

Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional é implantado em Pato Bragado

Nutricionista Janice Roos Hachmann explanou os passos já realizados em prol da política municipal de segurança alimentar e nutricional e a importância do Comsea (Foto: Marili Koehler)

A administração de Pato Bragado realizou na quarta-feira (12), na Câmara de Vereadores, reunião temática a fim de avançar na implantação de uma política municipal de segurança alimentar e nutricional a partir da formação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea).
Na oportunidade, a coordenadora da iniciativa, nutricionista Janice Roos Hachmann, explanou os passos já realizados nesse sentido e a importância do Comsea, cujo caráter é consultivo e assessora o gestor público na formulação de políticas e nas orientações para que o ente garanta o direito humano à alimentação adequada.
Convidada a auxiliar na reunião temática, a assistente social e extensionista rural da Emater, Sheila Juliana da Silva, lembrou que as pessoas costumam relacionar segurança alimentar só com educação – com a merenda escolar. “Mas ela é mais ampla que isso, é a obesidade, deficiência de nutrientes, proteção do solo, das águas, coleta de lixo, uso indiscriminado de agrotóxicos”, destacou.
Para a formação do Comsea estiveram presentes representantes da sociedade civil, Associação de Produtores Orgânicos (Apop), Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF) do município, Associação dos Deficientes (Adepta), Pastoral da Criança, Associação Comercial e Industrial (Acibra), clubes de mães, idosos e Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codebra), além de governamentais, ou seja, da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Secretaria de Educação e Cultura, Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Saúde. Os produtores rurais Valmir Anderle e Tânia Bender foram escolhidos para presidente e vice, respectivamente.
O próximo passo, conforme Janice, será a verificação dos processos para adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).

 

Com assessoria

TOPO