Fale com a gente

Municípios Agricultura familiar

Cooperativa estimula alimentação orgânica para a merenda escolar no Oeste do Paraná

Publicado

em

Fotos: Divulgação

Uma reunião técnica no início do mês de outubro em Palotina, com apoio da Secretaria de Educação e Cultura de Palotina, Associação dos Produtores Orgânicos de Palotina (Apop) e Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), teve como principal destaque a diversificação e compra da agricultura familiar para a merenda escolar.

Conforme o técnico da Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná (Biolabore), que coordenou o trabalho, Juliano Casagrande, há uma lei estadual, 12.751/2010, que estabelece metas para implantar gradualmente a alimentação escolar 100% orgânica no Paraná até 2030, além da Lei Federal 10.831, que dispõe sobre a agricultura orgânica e como produzir. Diante disso, também há a necessidade de diversificação de produção pelos agricultores e de aumentar a aquisição por parte do município. “O objetivo com o encontro foi fortalecer o elo entre a Secretaria de Educação e Cultura, agricultores, comunidade escolar e demais envolvidos, levantar estratégias de compras e identificar desafios e potencialidades para produzir”, frisa.

A dinâmica teve uma palestra sobre alimentação escolar, e apresentação do case de Marechal Cândido Rondon, que fez um planejamento para aumento anual de aquisição de alimentos orgânicos. Em seguida foi aberto para debates entre agricultores, nutricionistas e técnicos para estabelecer uma relação entre os objetivos propostos.

Conforme Juliano há uma necessidade real de aumentar a aquisição, o Ministério Público cobra o município por isso e a sociedade busca por esse tipo de alimentos.

Outras reuniões serão realizadas em conjunto e com todos os representantes dos setores envolvidos, tanto na produção como na destinação e preparação dos alimentos, além de haver intensificação na assistência técnica aos produtores, por intermédio de um trabalho que é financiado pela Itaipu Binacional, por intermédio do Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável.

Com assessoria

Copyright © 2017 O Presente