Fale com a gente

Municípios Alternativa importante

Copagril inicia contratação de seguro agrícola a seus cooperados

Publicado

em

Produtor Djalvan Rodrigo Schneider foi atendido pelo técnico da unidade de Itaquiraí (MS), Uesley de Oliveira, para elaboração da proposta (Foto: Divulgação/Copagril)

As condições climáticas e a variação de preços afetam diretamente a rentabilidade econômica do setor rural, tornando o setor agrícola muito suscetível a riscos. Nesse contexto, o seguro rural é uma alternativa importante para tornar o setor financeiramente estável, mesmo com ocorrências de eventos naturais adversos. Por isso, a Copagril já iniciou a contratação de seguro agrícola para safra 2018/2019 para seus cooperados, por meio da elaboração das propostas.

Além das atividades agrícolas e pecuárias, o seguro rural protege o patrimônio do produtor e seus produtos. O seguro rural tem, ainda, a capacidade de diminuir a inadimplência com as instituições financeiras que concedem crédito rural, porque garante recursos para saldar o compromisso contraído, no caso de fatores climáticos prejudicarem a produção. “Pela abrangência, o Seguro Rural assegura a continuidade das atividades do produtor rural em eventual instabilidade climática, recuperando o capital investido na lavoura”, aponta o engenheiro agrônomo da Copagril, Paulo Brunetto.

 

AMPARO

Para subsidiar o Prêmio do Seguro Rural, o governo federal ampara financeiramente a contratação desta modalidade, com uma porcentagem do custo de sua aquisição. “O amparo do governo federal é realizado por meio do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural, chamado Subvenção Federal”, informa Brunetto, o qual ressalta as variações do programa: “Os percentuais de subvenção variam de 35% a 45% de acordo com a modalidade de seguro contratada, grupo de atividade, o tipo e o nível de cobertura”.

Segundo o agrônomo, a subvenção federal é um recurso limitado. “Por isso, quanto maior a brevidade de contratação do seguro, maior probabilidade da proposta ser subvencionada”, enfatiza Brunetto.

 

COBERTURA

O Seguro Agrícola cobre basicamente todo o ciclo da cultura contra a maioria dos riscos de origem externa, tais como incêndio e raio, tromba d’água, ventos fortes, granizo, geada, chuvas excessivas, seca e variação excessiva de temperatura.

Para obter mais informações sobre coberturas e taxas, basta entrar em contato com a unidade Copagril pela qual o produtor associado é atendido.

 

Com assessoria

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente