Fale com a gente

Municípios Evento anual

Copagril realiza Seminário Soja e Milho e homenageia produtores associados

Publicado

em

Estiveram presentes à abertura os diretores da Copagril, Ricardo Chapla, Elói Podkowa e Márcio Buss, além da presidente da ACJC, Vanessa Wommer (Fotos: Carina Ribeiro/Copagril)

Compreendendo a importância de compartilhar informações estratégias que proporcionem aumento de produtividade das culturas, contribuindo para a melhoria da renda e da qualidade de vida de seus associados, a Copagril realizou, na tarde de quinta-feira (28), o Seminário Anual de Soja e Milho, no Salão Social da AACC, em Marechal Cândido Rondon.

Estiveram presentes à abertura os diretores executivos da Copagril, presidente Ricardo Sílvio Chapla, vice-presidente Elói Darci Podkowa e diretor-secretário, Márcio Buss, além da presidente da Associação dos Comitês de Jovens da Copagril (ACJC), Vanessa Wommer.

Durante o evento foi ministrada palestra sobre “Estratégias de manejo para altas produtividades de soja e milho”, com o engenheiro agrônomo e pesquisador da Universidade Federal de Pelotas (RS), Dr. Paulo Dejalma Zimmer. De forma clara e bastante ilustrativa, o pesquisador repassou diversas informações relevantes para as práticas de cultivo, ressaltando a importância do planejamento. “O melhor laboratório de agronomia é a propriedade rural, por isso é essencial registrar todas as práticas adotadas”, defendeu.

Dejalma Zimmer fez uma analogia entre a agricultura e a pecuária leiteira. “Assim como todo produtor sabe que a produção de leite vem da vaca, todos precisamos lembrar que a unidade produtiva da agricultura é a planta. Portanto, é fundamental a escolha da variedade: é preciso adotar sementes de qualidade, tratadas e com alto potencial produtivo”, enfatizou. “Planta ruim é como vaca desdentada: não adianta oferecer ótimos alimentos se ela não consegue comer”, comparou, exemplificando.

O engenheiro agrônomo ainda realizou apontamento dos componentes de rendimento da soja, fazendo indicação de pontos que podem ser melhorados. “Em muitos casos há plantas demais na lavoura e essa população em excesso está prejudicando o programa nutricional e o programa de proteção (sanidade) das plantas. Consequentemente também afeta a produtividade”, alertou.

Na visão de Zimmer, dentre os pontos que podem ser melhorados está o melhor aproveitamento de fatores como: luz, água e ar.

 

10 mandamentos

A partir da analogia com bovinos, o palestrante explanou aos associados da cooperativa sobre os 10 mandamentos da produtividade: 1) Usarás sementes da mais alta qualidade; 2) Usarás sementes inoculadas e tratadas com perfeição; 3) Cuidarás do leito de semeadura (solo); 4) Ocuparás todos os espaços da sua lavoura com plantas vigorosas e sadias; 5) Regularás a plantadeira, cuidarás da velocidade do processo e acompanharás com métrica; 6) Protegerás todas as folhas, vagens e plantas; 7) Evitarás o coeficiente de compensação; 8) Previamente à colheita, farás um inventário registrando acertos e erros (limitadores); 9) Terás foco nos seus limitadores de produtividade; 10) Cultivarás relações pessoais e comerciais com parceiros comprometidos com a produtividade.

 

Homenagem

Durante o seminário, a Copagril homenageou os produtores associados que tiveram as melhores produtividades nas culturas de soja e milho na safra verão 2017/2018. Na categoria de soja a premiação foi dividida em duas categorias, sendo uma categoria de produtores com área até 10 alqueires de cultivo e a outra para produtores com área de cultivo acima de 10 alqueires no período.

Na sequência da programação foi realizada divulgação dos vencedores do 40º Concurso de Projetos Agrícolas da ACJC, que envolve os comitês de jovens da Copagril. Foram homenageados os comitês que tiveram as melhores produtividades em soja e milho, além da premiação dos campeões gerais. Confira a relação dos premiados:

 

PRODUTORES DESTAQUE SAFRA 2017/2018:

Maior produtividade de soja em área até dez alqueires:

1º lugar   Marcos Erig    Iguiporã (Marechal Rondon)  197,9 sacas por alqueire

2º lugar   Cesar Maldaner      Entre Rios do Oeste       195,1 sacas por alqueire

3º lugar   Edson Knaul   Mercedes        192 sacas por alqueire

 

Maior produtividade de soja em área acima de dez alqueires:

1º lugar   Albino Petrykoski    Itaquiraí (MS)  185,7 sacas por alqueire

2º lugar   Mauro Marcato               Bela Vista       182 sacas por alqueire

3º lugar   Wilson Risse   177,4 sacas por alqueire

 

Maior produtividade de milho:

1º lugar   Lucia Eckstein Quatro Pontes 436 sacas por alqueire

2º lugar   Alexandre Wickert  Quatro Pontes 433,5 sacas por alqueire

3º lugar   Odacir Rupolo e família  Margarida (Marechal Rondon)       432 sacas por alqueire

 

 

RESULTADO CONCURSO DE PROJETOS AGRÍCOLAS ACJC SAFRA 2017/2018:

Maior produtividade de soja:

1º lugar   CJC Flor da Serra   Iguiporã (Marechal Rondon)

2º lugar   CJC Ordem e Progresso Quatro Pontes

3º lugar   CJC Juntos Venceremos       Linha São João e Wilhelms (Marechal Rondon)

 

Maior produtividade de milho:

1º lugar   CJC Ordem e Progresso Quatro Pontes

2º lugar   CJC Flor da Serra   Iguiporã (Marechal Rondon)

3º lugar   CJC Força Jovem   Linha Ajuricaba (Marechal Rondon)

 

Classificação Geral:

1º lugar   CJC Flor da Serra   Iguiporã (Marechal Rondon)

2º lugar   CJC Ordem e Progresso Quatro Pontes

3º lugar   CJC Ação Jovem    Novo Três Passos (Marechal Rondon)

 

Fotos: Carina Ribeiro/Copagril

Com assessoria

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente