Fale com a gente

Municípios Flexibilização

Coronavírus: decreto autoriza retorno das aulas presenciais na rede particular de ensino e libera cinema em Cascavel

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Cascavel publicou, na quinta-feira (20), um novo decreto com flexibilizações nas ações de combate ao novo coronavírus. As mudanças ainda exigem medidas sanitárias.

Conforme o documento, instituições da rede particular de ensino estão autorizadas a retomar as aulas presenciais. Os universitários a partir de 31 de agosto, os alunos do ensino médio em 14 de setembro e os do 9ª ano a partir de 28 de setembro. Confira aqui o edital.

Cursos presenciais técnicos, profissionalizantes, de idiomas e as aulas práticas do ensino superior podem ser retomadas, conforme o decreto.

Com as novas medidas, os moradores podem voltar a ir aos cinemas da cidade, desde que respeitem as medidas de distanciamento social e usem máscaras. O limite da capacidade de público deve ser respeitado, álcool em gel deve ser disponibilizado e as poltronas higienizadas a cada sessão.

O decreto também permite o aumento no número de passageiros no transporte coletivo. A lotação permitida nos ônibus passou de 50% para 70%.

Os idosos poderão usar o “cartão-isento” das 9h às 11h e das 14h às 16h. O uso do cartão estudante está liberado apenas para estudantes da rede particular de ensino, que poderão participar das aulas presenciais previstas em decreto.

A prefeitura autoriza ainda a realização de festas em condomínios e associações, desde que o local mantenha o distanciamento entre as mesas, tenha álcool em gel e os participantes usem máscaras. A realização ou não dos encontros fica a critério dos responsáveis pelo espaço.

Casas de festas e eventos poderão receber mais pessoas, conforme a capacidade de lotação do espaço. Antes do novo decreto, independentemente do tamanho, os locais podiam receber até 100 pessoas.

Após terem o horário de atendimento ampliado, agora, as academias também podem receber mais alunos, chegando até metade da ocupação total do local.

O funcionamento de bares e locais semelhantes permanecem proibidos.

Os moradores que descumprirem as medidas sanitárias preventivas poderão responder criminalmente.

 

Com G1

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente